quanto-custa-contratar-uma-empresa-de-home-care-em-porto-alegre-cuidador-de-idosos-enfermagem-domiciliar
  • 27 de janeiro de 2022
  • José Eduardo Guterres
  • 0

Porto Alegre é uma das cidades com maior número de pessoas idosas no Brasil e, por este motivo, há muitas empresas que oferecem serviços de saúde e bem estar voltados à população idosa, como academias, centros de lazer, clínicas geriátricas e empresas de home care e cuidadores de idosos.

Com a alta na procura pelos serviços e o crescimento de mais de 500% na profissão de cuidadores nos últimos 10 anos aqui no Brasil, as famílias que necessitam de cuidados de saúde em casa se deparam com muitas opções na hora de contratar os serviços: empresas de home care, agências de emprego, empresas de recursos humanos e profissionais autônomos.


Mas com tantas empresas disponíveis é importante avaliar as opções, sua estrutura, experiências, avaliações, benefícios e seus custos. Mas fique atento, pois de acordo com dados do SEBRAE, a informalidade bate recordes no país e cerca de 70% das empresas não possuem CNPJ

No segmento de home care, os números podem ser ainda maiores. Para ser regularizada, uma empresa deve possuir uma série de documentos além do cadastro nacional de pessoa jurídica. São documentos obrigatórios para atuação de uma empresa de home care em Porto Alegre:

  1. Contrato Social e CNPJ – é como uma certidão de nascimento com informações da empresa. Sem este documento básico a empresa atua com informalidade e não possui credibilidade.
  2. Alvará Sanitário e de Funcionamento – permite o funcionamento de estabelecimentos, constatada sua conformidade com requisitos legais e regulamentares.
  3. Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) – sistema de informação oficial de cadastramento de informações de todos os estabelecimentos de saúde no país.
  4. Certificado de Registro de Empresa junto ao Conselho Regional de Enfermagem (COREN-RS) – para atender às normas emanadas dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem, seguindo a Resolução COFEN 255/2001.
  5. Responsável Técnico e Certidão de Regularidade Técnica do Conselho de Classe – deve obrigatoriamente ser requerida pelo profissional Enfermeiro, nunca por técnicos de enfermagem.
  6. Manual de Boas Práticas e Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s) – documento onde estão descritas as atividades e procedimentos que as empresas exercem, com descrição sequencial das operações.
  7. Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – conjunto de procedimentos de gestão, com bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.
  8. Programa de Treinamento e Capacitação de Profissionais – exigido pela coordenadoria geral de vigilância em saúde para garantir o suporte técnico e a capacitação da equipe profissional com conhecimento teórico-científico.

O QUE ESTÁ INCLUSO NO VALOR DE UMA EMPRESA DE HOME CARE EM PORTO ALEGRE?

Ao se deparar com muitas empresas, consequentemente você terá muitos preços e possivelmente grandes variações de custos. Mas para entender esta variação, você precisa compreender a formação de preços de uma empresa de home care ou de cuidadores

Como visto anteriormente, a maioria das empresas não está regularizada e com certeza, preços muito baixos indicam a irregularidade, visto que o processo de formalização e regularização tem alto custo de implementação e manutenção.

Outro ponto fundamental de observar é a estrutura física. Se não possui uma sede desconfie, pois não se trata de uma empresa legal e provavelmente colocará seu familiar idoso e toda a sua família em risco.

A estrutura administrativa da empresa também merece atenção especial, afinal, fazer gestão de saúde domiciliar exige um setor de Recursos Humanos bem estruturado, com processo seletivo criterioso que analise perfil, experiências, habilidades, competências e antecedentes. Se você procurar na internet, vai encontrar “empresas” que enviam pessoas desconhecidas para sua casa, sem informações sobre seu familiar.

Outros setores também são fundamentais, como departamento de pessoal, financeiro, jurídico e, acima de tudo, o assistencial. A equipe Assistencial é formada por profissionais de saúde com nível superior, preferencialmente enfermeiros, que fazem toda a gestão e supervisão de cuidados, dando orientação aos cuidadores e técnicos de enfermagem e garantindo o cuidado eficiente e humanizado ao paciente. Se uma empresa não possui ao menos um(a) enfermeiro, com certeza não terá qualidade nos cuidados.

Por último e mais importante, a remuneração da equipe de cuidadores de idosos ou de técnicos de enfermagem é o principal ponto na formação de preços de uma empresa de home care em Porto Alegre. 

Quanto menor o valor que você paga pelo serviço, menor a remuneração dos profissionais que estarão cuidando da saúde e da vida de quem você ama. Portanto, fale com profissionais da área (cuidadores e técnicos de enfermagem) para saber quais são as empresas que oferecem melhores remunerações.


COMO AVALIAR O MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO DE UMA EMPRESA DE HOME CARE EM PORTO ALEGRE

Agora que você sabe como é composto o valor cobrado por uma empresa de home care em Porto Alegre fica mais fácil avaliar as opções, questionar as empresas e encontrar o melhor custo-benefício para você e sua família.

É muito importante você avaliar a formação dos profissionais que atuam nas empresas, pois há cuidadores de nível médio e técnicos em enfermagem. Ambos profissionais possuem habilidades para cuidar de idosos em casa, mas alguns cuidados, como controle de pressão arterial, glicose, aplicação insulina, alimentação e medicamentos por sondas, dentre outros, exigem conhecimento técnico e supervisão de enfermeiros. Portanto, se seu familiar possui cuidados mais complexos, a empresa de home care não deve disponibilizar cuidadores de nível médio e, se isso acontecer, tenha certeza de que a empresa não é séria, não possui regularidade e vai colocar a vida de seu familiar em riscos.

Você confia em uma empresa de transportes que possui motoristas sem carteira nacional de habilitação, mas com experiência em dirigir? Acha que esta prática é legal? Então você não pode confiar em uma empresa de home care que possui profissionais sem formação e habilitação profissional!

Vale lembrar que saúde não tem preço e, nesta perspectiva, analisar bem todas as opções possíveis, seus custos, estrutura das empresas e benefícios vai garantir o melhor cuidado para quem você ama e toda a tranquilidade e segurança para a sua família!

Há empresas que oferecem valores mais baixos ou mesmo “descontos” para contratos de prazos estendidos, como 3, 6 ou 12 meses. Mas como mensurar a vida e a saúde de seus pais ou avós em prazos determinados? Procure sempre por contratos mais flexíveis, sem fidelidade, período mínimo ou aviso prévio superior há 24 horas.


COMO ESCOLHER A MELHOR EMPRESA DE HOME CARE EM PORTO ALEGRE

Se você precisa de home care em Porto Alegre, a Personale Saúde é, sem dúvidas, a melhor opção para sua família! São mais de 25 anos de atuação em Porto Alegre e na região metropolitana, com mais de 2.000 famílias atendidas por cerca de 6.000 profissionais multidisciplinares de saúde.

Nossos planos de atendimento são totalmente personalizados, adequados às necessidades e expectativas de paciente e família. Nossa estrutura e experiência, garantem um processo seletivo criterioso, com gestão completa de folgas e férias, bem como a garantia de atendimento e substituição imediata em caso de faltas e atestados.

Fale com um de nossos especialistas em atendimento domiciliar e conheça nossas soluções de saúde em casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

× Quero Contratar