Com o aumento da expectativa de vida, muitas famílias têm buscado cuidadores de idosos e empresas de home care em Porto Alegre e todo o Brasil. Seja para o cuidado com doenças crônicas, neurodegenerativas ou por acidentes e eventos de saúde, o conforto de casa garante maior bem estar e qualidade de vida para o idoso, mas pode se tornar um grande problema para o restante da família.

Muitas vezes a necessidade de contratar cuidadores é emergencial e as famílias acabam optando por alternativas menos apropriadas, como contratar amigos, vizinhos ou pessoas sem formação ou experiência adequada. 

Decisões erradas na hora da contratação podem colocar a saúde e a segurança do idoso em risco, além de expor a família ao estresse elevado e problemas de saúde como insônia, ansiedade e depressão que prejudicam a saúde e a vida pessoal de todos os membros familiares.

Se você tem um familiar idoso que mora sozinho e possui alguma necessidade de cuidado ou atenção especial, é fundamental ter cuidadores para garantir o suporte físico, social e emocional nas atividades diárias, além de oferecer maior qualidade de vida e bem estar, além de prevenir quedas e acidentes domésticos.


Para garantir a tranquilidade e segurança de toda a família na hora de contratar cuidadores, evite cometer os erros abaixo:

EMPREGADA DOMÉSTICA E CUIDADORA

Geralmente idosos que moram sozinhos têm empregados domésticos para cuidar da casa, comida e roupas e, para maior comodidade, às famílias decidem que este profissional é o mais adequado para assumir a responsabilidade dos cuidados, pois conhece o idoso e suas rotinas.

Além de não possuir a formação específica de cuidados na área da saúde, o empregado doméstico que assume papel de cuidador divide sua atenção entre cuidar da casa e cuidar do idoso, e será insuficiente em uma ou ambas tarefas, podendo colocar a vida do idoso em risco.

Existe ainda o risco da família sofrer algum tipo de ação judicial do profissional que pode alegar desvio de função ou sobrecarga de trabalho.


CUIDADOR NA SEMANA E FOLGUISTA NOS FINAIS DE SEMANA

Existe uma ideia de que contratar uma pessoa para os dias de semana e outra pessoa para os finais de semana é a melhor opção. No entanto, a contratação de um cuidador fixo de segunda à sexta-feira é muito bom para o cuidador, mas péssimo para o idoso e para a família. Tendo em vista que não há ninguém que vá se comprometer em trabalhar todos os sábados e domingos.

Isso é muito ruim para o idoso, que terá pessoas diferentes em sua casa todos os finais de semana, mas é também ruim para a família que estará sempre na busca por profissionais desconhecidos para cuidar de seu ente querido.

Outro ponto de atenção é para um cuidador que fica de sexta-feira à noite até segunda-feira pela manhã, numa jornada de 60 horas, responsável pelo cuidado. Neste caso, será preciso que o profissional durma em casa e, enquanto dorme, o cuidador não está prestando assistência, colocando a segurança e a vida do idoso em risco.


CUIDADORES 24 HORAS

Outra prática muito comum entre as famílias, com o intuito de minimizar a quantidade de cuidadores em casa e a necessidade de gerenciamento, é contratar profissionais com jornadas de 24 horas de trabalho e com interjornadas de 24 horas de descanso.

Este formato também é bom para o cuidador que vai receber mais horas de trabalho e reduzir o custo com deslocamento, mas é ruim para a família que fica altamente exposta ao risco de ações trabalhistas pelas longas jornadas de trabalho. 

Além disso, ainda coloca a vida e a saúde de seu ente em risco pois, durante a jornada de 24 horas o cuidador deverá dormir, deixando o idoso desassistido.


AMIGOS, VIZINHOS OU FAMILIARES 

É comum recorrer a rede de contatos mais próxima, como amigos, vizinhos ou familiares, pois há inspiração de confiança na facilidade no momento da contratação. Mas assim como os empregados domésticos, a tendência é de não haver formação adequada.

Nestes casos, pela relação de proximidade, a família acaba deixando de lado um contrato de prestação de serviços que estabeleça as tarefas de cuidado, jornada de trabalho e remuneração. Quando isso ocorre, os desentendimentos de ambas as partes acontecem num curto período de tempo.


RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE CUIDADORES DE IDOSOS

Em todos os casos listados acima, um processo seletivo bem elaborado garante o sucesso da contratação, evitando a rotatividade de cuidadores ou a insuficiência de cuidados. Afinal, cada idoso tem necessidades de cuidados diferentes e expectativas próprias com relação ao profissional.

Desenvolvemos um processo seletivo altamente criterioso que garante a melhor experiência de cuidados para todas as famílias. Conheça as etapas:

  • análise de currículos, formação e experiências profissionais;
  • verificação de documentos e antecedentes criminais;
  • entrevista com análise de habilidades técnicas e emocionais.

Além disso, oferecemos cursos de capacitação gratuitos para aperfeiçoamento profissional de nossa equipe, com temas pertinentes ao envelhecimento e cuidados com idosos no domicílio.


Mas afinal, qual a melhor forma de contratar o serviço de home care e cuidador de idosos em Porto Alegre?

Com 25 anos de experiência, a Personale Saúde Home Care é a melhor opção para quem precisa de cuidador de idosos em Porto Alegre e região metropolitana. Para reduzir o estresse das famílias, oferecemos planos de atendimento personalizados, com:

  • dias e horários flexíveis;
  • perfil de profissional adequado às necessidades e expectativas do paciente e família;
  • gestão de escalas de trabalho folgas;
  • cobertura imediata em caso faltas e atestados;
  • supervisão com enfermeiras especialistas;
  • isenção da responsabilidade trabalhista;
  • proteção de preços para dias ou noites, finais de semana e feriados;
  • fatura unificada com pagamentos quinzenais;
  • equipe multidisciplinar com diversas especialidades;
  • facilitação na compra ou locação de equipamentos hospitalares.

Esqueça a burocracia da contratação e o estresse da gestão. Conte com a Personale Saúde para garantir o melhor cuidado a quem você ama, além de toda a tranquilidade para a sua família. 


Fale com nossos especialistas e conheça as nossas soluções de gestão do cuidado domiciliar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

× Quero Contratar