Pular para o conteúdo

O Cuidador de Idosos pode fazer Faxina?

cuidado-de-idoso-pode-faxinar-empresa-de-home-care-em-porto-alegre-cuidador-de-idosos-enfermagem-domiciliar

O cuidador de idosos é um profissional de saúde que tem como principal objetivo oferecer suporte físico, social e emocional ao idoso, garantindo sua segurança, qualidade de vida e bem estar. Porém, há situações em que são exigidas do cuidador tarefas de cuidado com a casa do idoso ou da família, como cozinhar, faxinar, lavar roupas e outras atividades.

Esta situação é comum, pois o cuidador de idosos se enquadra na categoria de empregados domésticos, o que causa confusão entre os empregadores que podem exigir tarefas domésticas.

No entanto, a categoria de empregados domésticos possui diversas classes de profissionais, cada um com suas atribuições e responsabilidades. Assim podemos entender que: o cuidador de idosos é responsável por cuidar de idosos; o cozinheiro é responsável por cuidar da alimentação da casa; o faxineiro é responsável por cuidar da limpeza do ambiente; o jardineiro é responsável por cuidar do jardim; e assim sucessivamente.

Logo, entende-se que o ambiente doméstico funciona exatamente como uma empresa, com setores bem definidos e profissionais capacitados para cada uma destas áreas.

Nesta perspectiva, o cuidador de idosos NÃO DEVE FAXINAR ou ser responsável pelo cuidado com a limpeza da casa ou higienização de roupas. Ao desviar a atenção do cuidador de sua função principal – cuidar da segurança -, você coloca a segurança e a vida do idoso em risco, pois este ficará desassistido.


QUEM DEVE FAXINAR?

Primeiramente devemos entender que a faxina é a atividade de limpeza mais pesada e profunda da casa, envolvendo produtos específicos para higienização de pisos, vidros, móveis e demais superfícies do ambiente interno e externo. Portanto, demanda tempo para cuidar de todos estes detalhes, além de conhecimento técnico sobre onde e como utilizar cada produto.

Assim como não é dever do cuidador de idosos cozinhar para o idoso, limpar a casa compromete o trabalho do cuidador e coloca a integralidade do idoso em risco.

Como garantir um ambiente limpo e adequado para o idoso?

Sabemos que manter uma equipe doméstica completa (cuidador, cozinheiro e faxineiro) possui um alto custo e a maioria das famílias não dispõe destes recursos financeiros. E para solucionar este problema e garantir um ambiente limpo e adequado apra o idoso, é possível:

  • empregado doméstico: a melhor opção é ter um profissional contratado exclusivamente para os cuidados de limpeza e organização da casa, podendo negociar inclusive o preparo das refeições;
  • faxineiro: contratar um profissional de 1 ou 2 vezes por semana para cuidar da limpeza da casa, de forma que o cuidador realize apenas a manutenção dentro de suas atribuições.
  • sites e aplicativos: existem diversos meios de contratar faxineiros sob demanda, sem periodicidade, apenas quando necessário.

ATRIBUIÇÕES DO CUIDADOR DE IDOSOS NO AMBIENTE DOMICILIAR

Como vimos acima, uma faxina  exige muita atenção e, por este motivo, não deve ser realizada pelo cuidador de idosos, que precisa estar completamente dedicado a atenção com os cuidados de saúde e bem estar do idosos.

No entanto, por estar inserido no ambiente domiciliar – e também por uma questão de educação e bom senso -, é dever e atribuição do cuidador de idosos:

  • organizar objetos pessoais do idosos;
  • arrumar a cama do idoso e trocar os lençóis;
  • colocar de volta no lugar os objetos utilizados pelo idoso e pelo próprio cuidador;
  • limpar pequenas sujeiras causadas pelo idoso;
  • higienizar utensílios domésticos utilizados pelo idoso e pelo próprio cuidador (copos, pratos, talheres, etc.);

Lembrando sempre que estas atribuições citadas acima são secundárias e devem ser realizadas somente quando houver certeza de que o idoso está seguro e sem riscos.

Leia também: O Cuidador de Idosos pode Cozinhar?


SOLUÇÃO PARA AS FAMÍLIAS

Atualmente é “muito fácil” contratar cuidadores de idosos em Porto Alegre, pois existem milhares de profissionais (com formação e sem formação) e dezenas de empresas (irregulares e sem estrutura) disponíveis no mercado. No entanto, as grandes dificuldades das famílias estão em:

  • contratar cuidadores qualificados com habilidades e competências necessárias para o cuidado com as necessidades de seu ente querido.
  • fazer a gestão de escalas de trabalho e folgas dos cuidadores, bem como a organização para cobertura de faltas e atestados. 
  • formalizar um contrato claro e objetivo que defina as funções do profissional, bem como suas responsabilidades;
  • alto risco de ações judiciais por sobrecarga de trabalho e/ou desvio de função.

Todos estes itens exigem muito tempo e dedicação dos familiares que precisam conciliar a vida e seus compromissos pessoais e profissionais com o gerenciamento da saúde e da casa de seu familiar idoso. Isso gera estresse e causa problemas de saúde como ansiedade, depressão, insônia e até hipertensão.

Pensando no melhor cuidado para idosos que precisam de auxílio, mas também na tranquilidade de seus familiares, nós da Personale Saúde oferecemos há mais de 25 anos toda a estrutura para contratação, gestão e supervisão de cuidados altamente qualificados, além de uma equipe multidisciplinar de saúde para atendimento domiciliar e/ou hospitalar.


Se você tem um familiar idoso que precisa de cuidados, não contrate cuidadores! Se você está com dificuldades em gerenciar seus cuidadores, fale com a gente!

Nossos especialistas em gestão de saúde domiciliar vão elaborar o melhor formato de atendimento, com foco no custo-benefício.

Nossos planos são totalmente personalizados, podendo ajustar dias, horários e perfil de profissional conforme as suas necessidades e expectativas. Além disso, nosso contrato é totalmente flexível e não possui fidelidade ou carência. Assim você tem a liberdade de estender ou reduzir turnos, solicitar mais atendimentos ou suspender algum dia para que não haja a cobrança.

× Fale Conosco