Pular para o conteúdo

Idosos morando sozinhos: conheça os riscos!

idosos-morando-sozinhos-conheça-os-riscos-empresa-de-home-care-em-porto-alegre-cuidadores-de-idosos

Todo mundo gosta de ter seu próprio lar e independência com suas atividades diárias, porém quando se trata de idosos essa questão fica mais delicada. Em algumas situações, pode ser perigoso viver sozinho no envelhecimento, tanto em termos físicos, quanto mentais e emocionais.

Quais os principais riscos de acidentes com idosos em casa?

A vida do idoso que opta por morar sozinho é recheada de desafios constantes, isso porque com a idade avançada alguns possuem limitações para realizar determinadas tarefas, que pode ser fator de risco para acidentes domésticos e imprevistos. 

Com a chegada da terceira idade, a chance de o idoso ter uma complicação grave de saúde como uma queda com fratura, por exemplo, é muito grande. Portanto deve-se ter em mente que um cuidado mais extensivo – através de serviços especializados em home care – deve ser levado em consideração, principalmente pela segurança do idoso.

Existem diversos riscos que merecem atenção quando o idoso tem dificuldades ou complicações motoras. Abaixo listamos alguns deles:

1- Quedas

A degeneração dos sistemas e perda de massa muscular pode aumentar a dificuldade motora tanto para caminhar quanto para manter o equilíbrio, por isso torna-se ainda mais importante redobrar o cuidado em locais perigosos como o banheiro, cozinha, lavanderia e outras áreas da casa que possuam tapetes por exemplo ou móveis que podem servir de obstáculos. 

2- Queimaduras

Outra situação que ocorre muito e desperta atenção é o risco de queimadura. Este é um problema que acontece especialmente na cozinha. Nela o idoso tem muito mais risco de queimar-se através do fogão ou forno elétrico. Mas engana-se quem pensa que é apenas lá que está o perigo. No banheiro também deve-se ter cuidado redobrado, pois pode ocorrer de o idoso deixar água muito quente, tornando sua pele ressecada e mais sensível com o passar da idade. 

3- Intoxicação

Uma ocorrência muito frequente mas que também merece atenção é o risco da intoxicação, que pode ocorrer de forma medicamentosa. Isso ocorre quando o idoso esquece que já tomou o remédio ou ingere uma quantidade acima do recomendado. Também e comum automedicação sem prescrição médica. Por isso é fundamental ter um cuidador especializado para controlar o uso correto de medicações.

Existem ainda idosos que não descaratam aliementos vencidos e guardam para consumo, o que causa intoxicação alimentar e risco de internação hospitalar.

4- Asfixia 

Outra situação que normalmente ocorre durante o sono, é a asfixia. É quando o indivíduo não consegue retornar para uma posição adequada, por exemplo. Também pode ocorrer por conta de engasgos com comida ou remédios. Sem o apoio de alguém para reverter o quadro, a asfixia se concretiza e pode levar o idoso à morte.

5- Choques Elétricos

A casa é repleta de ambientes diferentes, com suas particularidades, portanto, outro grande risco do idoso morar sozinho são os choques que podem ocorrer em tomadas ou ambientes que precisam de reparos elétricos e não estão nas devidas condições para uso. O idoso por não possuir conhecimento pode acabar tendo complicações após entrar em contato com esses circuitos.

6- Incêndio e explosões 

Todos os riscos citados são extremamente preocupantes, porém, esse deve tomar uma atenção especial. O incêndio pode ocorrer devido às más instalações elétricas, fiações antigas ou sobrecarga. Outro problema são os equipamentos superaquecidos, como panelas, secadores de cabelo, ferro de passar roupa. O idoso pode acabar esquecendo de equipamentos elétricos na tomada ou até mesmo não saber manusear corretamente, acarretando em situações de incêndio. 

As explosões acontecem muitas vezes pela falta de atenção e conhecimento para manuseio de itens da cozinha, como o gás. Desde a instalação até mesmo o uso, caso haja vazamento desse componente os riscos de se ter uma explosão são enormes. O gás pode se infiltrar no interior da residência, acumulando-se e explodindo.


Quais os principais acidentes com idosos?

Os acidentes com idosos são comuns de acontecer, principalmente porque nessa fase da vida algumas das suas funções são afetadas, como a resistência neuromuscular que é reduzida na terceira idade e prejudica a marcha, portanto todos cuidados necessários devem ser tomados. 

Quando se fala em ocorrências acidentais com idosos, alguns casos são mais frequentes que outros. As quedas e suas complicações são as principais responsáveis por mortes acidentais e fraturas graves no fêmur proximal (região do quadril) ou membros superiores (ombro e punho). Além disso, as quedas também podem ocasionar escoriações e lesões, que em alguns casos podem ser até mesmo irreversíveis, necessitando de intervenções cirúrgicas.

Algumas quedas deixam fraturas e lesões tão graves que podem até mesmo prejudicar a vida do idoso, impossibilitando alguns movimentos e atividades cotidianas. 

Outro acidente muito comum de ocorrer com o idoso são os cortes e arranhões decorrentes do manuseio de equipamentos domésticos. Atividades simples como fatiar legumes, usar uma tesoura ou abrir caixas podem acarretar em um acidente com o idoso. 

Ambientes como a cozinha ou chuveiro precisam de muita atenção, pois são onde as queimaduras acontecem, trazendo complicações para o idoso que mora sozinho. Nessas situações ele precisa de amparo e ajuda, principalmente porque queimaduras dependendo do seu grau podem atingir a segunda ou terceira camada da pele, essas geram muita dor e necessitam de cuidados médicos especiais. 

O idoso que faz uso de remédios controlados, também pode ter o risco de intoxicação pelo esquecimento das tomadas corretas de suas medicações ou até mesmo por ingerir algum alimento que possui alergia. Idosos que possuem também a predisposição a ter doenças como o Alzheimer podem ter esse quadro de esquecimento agravado em suas vidas, daí surge a importância de se ter um cuidador especializado para tratar dessas condições home care e garantir a segurança do indivíduo.

Situações muito graves também podem acontecer, através de choques que o idoso venha tomar decorrente de más instalações na casa em que vive. Em alguns casos o choque pode levar a uma parada cardíaca, danos no sistema nervoso ou problemas renais, por exemplo. Portanto o cuidado com o idoso deve ser repensado caso ele esteja morando sozinho, visto que os riscos de acontecimentos em todos os ambientes da casa são enormes e podem agredir a vida do idoso de forma momentânea ou irreparável.  


Como prevenir acidentes com idosos?

É sempre possível prevenir que situações como essas citadas acima ocorram, para evitar quedas por exemplo é necessário ter atenção a tapetes e à iluminação, por exemplo. Tudo deve estar claro, e o caminho, desobstruído. O ambiente facilita muito para que acidentes ocorram, portanto, todo e qualquer cômodo da casa deve ser adaptado ao uso do idoso, tornando mais seguro e confortável para que ele possa realizar suas atividades. Abaixo citamos alguns ambientes que merecem maior atenção:

  • Banheiro 

Um dos locais mais úmidos e escorregadios da casa é o banheiro. Portanto o idoso precisa contar com itens que o deixe seguro e confiante. Nesse cômodo é necessário a colocação de pisos antiderrapantes, tapete antiderrapante especial na área de banho (que irá garantir maior sustentação ao equilíbrio e marcha do idoso), barras de apoio nas paredes próximas ao sanitário e ao chuveiro, assento removível para adequar a altura do vaso sanitário e cadeira de banho para quem venha ter o equilíbrio comprometido. 

  • Cozinha

A cozinha é um ambiente cheio de obstáculos, portanto ter algo guardado no armário mais alto pode representar um risco ao idoso, ainda mais se ele tiver alguma limitação física. Portanto, em alguns casos surge a necessidade de adaptações no mobiliário ou organização para tornar a cozinha mais segura e prática para o idoso. 

As principais recomendações são: ajustar as bancadas para uma altura confortável, evitar colocar alimentos ou louças em locais de difícil acesso, tomar cuidado com líquidos que caiam no chão e limpa-los imediatamente, manter os utensílios mais utilizados no dia a dia guardados em locais mais acessíveis, ao cozinhar evitar o uso de panelas pesadas, que podem cair e provocar queimaduras.

  • Móveis

Os móveis da casa devem ter as quinas protegidas ou arredondadas. Isso porque, caso ocorra algum choque, os riscos de ferimentos são diminuídos. 

  • Quarto 

No quarto deve-se manter os pertences acessíveis e os móveis compatíveis com as características do idoso. É recomendável deixar um abajur ou interruptor ao lado da cama, utilizar uma cama com altura confortável para subir e descer, manter armários e gavetas acessíveis e utilizar colchão com densidade adequada para o peso e tamanho do idoso. . 

Além disso, para que seja prevenido com total assistência todas as causas citadas acima, é imprescindível que os familiares pensem nos benefícios que o cuidador pode proporcionar na vida e cuidado com o  idoso. O profissional dessa área poderá ajustar e organizar a rotina da pessoa para que ela tenha maior conforto, segurança e comodidade dentro do seu próprio lar.


Como contratar cuidadores de idosos para prevenir quedas e acidentes domésticos?

A profissão de cuidador de idosos ganhou muito destaque no cenário nacional nos últimos anos e apresentou crescimento de mais de 500%. Portanto é muito fácil encontrar cuidadores disponíveis no mercado. No entanto, a grande dificuldade das famílias é encontrar justamente a pessoa certa – com habilidades e competências necessárias – para cuidar das necessidades e expectativas de seu familiar idoso em casa.

Além disso, o processo de contratação, gestão e pagamento dos cuidadores é uma tarefa que exige muito tempo e paciência da família, mas que causa inúmeras situações de estresse e desgaste emocional para as famílias, como gerenciar folgas, atestados, férias e todo trâmite burocrático, além dos altos custos com salário, transporte, férias, 13º salário e outros encargos pertinentes à contratação. Confira o passo-a-passo da contratação de um cuidador clicando aqui.

Pensando nisso, a Personale Saúde oferece há mais de 25 anos a melhor experiência na contratação de cuidadores para mais de 2.000 famílias e também a melhor experiência em cuidado humanizado para os idosos no conforto de casa. Cuidamos de todo o processo de contratação, gestão, pagamento e supervisão da equipe de cuidados, aliviando o estresse da família.

Fale com um de nossos especialistas em atendimento domiciliar e conheça as nossas soluções que vão garantir o melhor cuidado para quem você ama, com toda a tranquilidade e segurança para a família, através de planos de atendimentos personalizados, com dias, horários e perfil de profissional adequado às suas necessidades e expectativas!

× Fale Conosco