equipamentos-fisioterapia-domiciliar-home-care-porto-alegre-cuidadores-cuidador-de-idosos
  • 30 de março de 2022
  • José Eduardo Guterres
  • 0

A fisioterapia domiciliar, ou home care, é um ramo que tem crescido no nosso país e, basicamente, consiste em oferecer cuidados a pessoas que não podem se locomover até um hospital ou uma clínica – por vários e diferentes motivos, que variam desde limitações e consequências do distanciamento social imposto para a contenção do coronavírus, até questões como assistência a pacientes agudos, reabilitação e cuidados paliativos.

Embora seja uma área aquecida, é fundamental que receba cada vez mais destaque, visando prestar um ótimo atendimento nesse setor e garantir, assim, a fidelização dos pacientes. Por isso, é primordial contar com equipamentos para fisioterapia domiciliar que permitam que você realize os tratamentos de forma eficiente, oferecendo uma plena recuperação ao paciente.

Mas antes de falarmos sobre equipamentos, é importante entender como atua e quais as indicações para a Fisioterapia Domiciliar – para, então, entender a importância de sua prática e seus diversos benefícios.


Quando a fisioterapia domiciliar é indicada?

A fisioterapia domiciliar é indicada para qualquer paciente que esteja impossibilitado de comparecer à clínica por diversos motivos, como: gravidez, crianças, recém-nascidos, idosos, pessoas com doenças neurológicas, oncológicas ou com deficiências motoras. Ou ainda para quem deseja realizar o tratamento no conforto de sua casa.

Para isso, é essencial fazer uma avaliação completa do paciente, entender suas necessidades e propor um tratamento eficiente, mesmo que em domicílio. Outro ponto fundamental é sempre acompanhar a evolução do quadro, garantindo que as atividades têm trazido resultados.

Para os idosos, no entanto, o método se mostra bastante eficaz por promover bem-estar e qualidade de vida no conforto de sua casa, sem que os familiares se preocupem com questões como locomoção e possíveis riscos no trajeto. Além de não ter a preocupação de quem irá levar o idoso para a fisioterapia, por exemplo, que, embora um cuidador profissional também possa cumprir esse papel, a melhor alternativa acaba sendo o atendimento domiciliar.


Quais são os principais equipamentos para fisioterapia domiciliar?

Indo de encontro com as dicas e observações que demos no tópico anterior, contar com bons equipamentos para fisioterapia domiciliar também é imprescindível para realizar bem a prática.

Assim, separamos alguns itens básicos que você precisa considerar ter. Confira!

TENS portátil

Equipamento indispensável em inúmeros protocolos de atendimento, sendo extremamente importante para a analgesia, tanto em casos de dores agudas quanto crônicas.

O TENS pode ser usado para diversas enfermidades, como: dores no pescoço, ciática, dor nervosa ou óssea, luxações e entorses, lombalgia, dorsalgia, dores causadas pelo câncer, dor pós-operatória, artrites e bursites.

Ultrassom portátil

Também é imprescindível em vários protocolos de tratamento, atuando na analgesia, em condições inflamatórias ou no pós-operatório.

O aparelho pode ser usado no tratamento de inúmeras condições, como tendinites, edemas, bursites, artroses, artralgias, braquialgia, cervicalgia, lesões musculares, contraturas, luxações, condições inflamatórias agudas e crônicas e no reparo de sequelas após cirurgias, principalmente fibroses e cicatrizes.

Infravermelho

É um item pequeno e fácil de carregar, mas que pode ser usado na termoterapia, ajudando a aliviar as dores e a rigidez, melhorar a mobilidade articular e favorecer a regeneração de lesões de tecidos moles e de problemas dermatológicos.

Faixas Elásticas

As faixas elásticas são usadas em vários tipos de exercícios e com diversas finalidades, como as atividades de resistência para membros superiores, inferiores e abdominais, além de auxiliar a alongar a musculatura do paciente.

As faixas são divididas por coloração, tornando os exercícios ainda mais personalizados e condizentes com as necessidades e as características do paciente, medindo também a evolução do tratamento.

Quando usada em um programa de reabilitação, auxiliam no fortalecimento articular e muscular e podem ser empregadas em exercícios para pernas, glúteos, peitoral e braços.

Bola suíça

Permite uma variedade de movimentos simples e complexos, auxiliando na correção postural e na melhora da força do paciente e da coordenação motora, além de poder ser usada em técnicas de terapia manual.

Com ela, é possível melhorar a amplitude de movimento, fortalecer membros inferiores, tronco e membros superiores, promover um alongamento global, auxiliar em treinos cardiopulmonares, realizar a mobilização articular, auxiliar na manutenção do tônus muscular, favorecer a propriocepção postural e promover o relaxamento.

Overball

É uma bola pequena e fácil de transportar, mas que também tem diversas finalidades nos tratamentos fisioterápicos. Ela é uma aliada importante nos exercícios de fortalecimento e ainda pode servir como apoio, principalmente para atividades com idosos.

Tubos elásticos

Também são muito práticos na hora de carregar e versáteis nas aplicações. Os tubos elásticos ajudam no fortalecimento muscular tanto dos membros superiores quanto inferiores, otimizando o tratamento.

Meia bola bosu

É feita com látex especial, que proporciona mais resistência e absorção de impacto. A meia bola pode ser usada para alongamentos e relaxamento muscular, além de auxiliar no condicionamento físico, nos treinos de propriocepção e de estabilização da coluna vertebral.

Incentivador Inspiratório

É um ótimo equipamento para pacientes que estão com a função respiratória comprometida devido à doença pulmonar obstrutiva (DPOC). Aliada aos medicamentos, a fisioterapia ajuda a recuperar a função respiratória dessas pessoas.

O inspirômetro auxilia o paciente a realizar inspirações profundas, podendo ser usado também na recuperação de pessoas que passaram por cirurgias abdominais ou que têm doenças musculares, dificultando a respiração.

Cama elástica

Hoje é possível encontrar camas elásticas de todos os tamanhos, e as menores são bem fáceis de serem transportadas. Elas ajudam bastante nas terapias de reabilitação após traumas ou disfunções ortopédicas.

A cama elástica ajuda a fortalecer os músculos inferiores, atua no equilíbrio do paciente e melhora a capacidade cardiorrespiratória.

Por que optar pela Fisioterapia Domiciliar?

A fisioterapia domiciliar apresenta muitas vantagens para quem utiliza dos seus serviços, como:

  • tratamento especializado e individualizado;
  • praticidade, comodidade e bem-estar;
  • integração da família no tratamento e maior cooperação do paciente;
  • economia de tempo e de recursos financeiros;
  • recuperação mais rápida.

Mas, para que esse modelo seja aplicado de forma positiva, é fundamental ter atenção a alguns aspectos, como:

  • avaliar muito bem o local em que as atividades serão realizadas, conferindo o layout dos móveis, a presença de pisos ou tapetes escorregadios e se existe a possibilidade de realizar os exercícios ou as atividades de forma segura naquele ambiente;
  • incluir a participação familiar, garantindo que o paciente realizará os exercícios ou as atividades propostas, aumentando a adesão ao tratamento e a velocidade dos resultados;
  • explicar muito bem cada atividade ou interação com o paciente, garantindo que todos terão informações suficientes para compreenderem o que será feito e a importância da cooperação para que os resultados apareçam.

Por que a Personale Saúde é a melhor opção para Home Care?

Ao longo dos nossos 25 anos de trabalho, a Personale Saúde acompanhou de perto as dificuldades enfrentadas pelas famílias que cuidam do paciente – observando, também, o quanto minimiza o sofrimento do paciente mantê-lo em casa ao invés de optar pela institucionalização.

Diante disso, a nossa equipe multidisciplinar de saúde vem promovendo qualidade de vida tanto para os pacientes quanto para seus familiares, através de uma abordagem profissional e qualificada, que abrange as necessidades decorrentes do envelhecimento e acompanha o dia a dia da família – proporcionando uma rotina de cuidados que seja o mais saudável possível.

Além dos cuidadores e técnicos de enfermagem, a nossa equipe multidisciplinar conta com fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, dentistas, enfermeiros e outros especialistas. Tudo para garantir o melhor cuidado no conforto de casa, próximo da família. Nossa atuação tem foco no cuidado humanizado!

Fale com um de nossos especialistas em atendimento domiciliar e conheça nossas soluções de saúde em casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

× Quero Contratar