DÚVIDAS FREQUENTES

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Os dois profissionais atuam no cuidado com a integralidade da saúde do paciente (higiene, conforto, entretenimento, lazer, etc) no conforto de casa, durante uma internação  hospitalar ou até mesmo em residenciais geriátricos.

A diferença é que o profissional técnico de enfermagem possui habilitação para cuidados mais complexos, como curativos, controle de HGT, administração de alimentações enterais, dentre outros.

O perfil de profissional é definido pela condição clínica e a necessidade de cuidados de cada paciente, através da avaliação multidimensional realizada por um enfermeiro especialista.

Saúde não tem preço! Nossos planos de atendimento são totalmente personalizados, podendo ajustar dias e horários conforme as necessidades e expectativas de cada paciente e família. Fale com um de nossos especialistas e conheça nossas soluções de saúde em casa!

A Personale é responsável pelo pagamento do transporte. Nossos valores de atendimento contemplam todo o processo de recrutamento, seleção, treinamento, gestão e pagamento dos profissionais. Desta forma a família não se preocupa com nada além da oferta de carinho e atenção ao paciente.

Os profissionais de saúde, cuidadores e técnicos de enfermagem, são responsáveis pelos cuidados com a integralidade da saúde do paciente no domicílio. Portanto, eles cuidam da higiene, medicação, alimentação, organização de materiais e medicamentos, atividades de entretenimento e lazer e acompanhamento a passeios, consultas e exames. É dever do profissional de saúde promover os cuidados, fazer o registros e comunicar a empresa sobre qualquer intercorrência.

Todos os profissionais fazem triagem diariamente para informar a empresa sobre seu estado de saúde e temperatura corporal. Em caso de qualquer sinal ou sintoma gripal o profissional é afastado por, no mínimo, 07 (sete) dias para investigação, retornando mediante resultado negativo de exame.

Além disso, ao chegar no local de atendimento o profissional imediatamente troca todas as roupas, calçados e máscaras, higieniza mãos, maçanetas e objetos tocados para, após estes procedimentos, dirigir-se ao paciente.

Como forma de enfrentamento à COVID-19, a Personale oferece aos profissionais máscaras para troca a cada 2 horas, óculos de proteção e protetores faciais para utilização durante os atendimentos e nenhum profissional fica sem máscara no local do atendimento.

É dever e responsabilidade da família proporcionar um ambiente adequado para favorecer o cuidado domiciliar. Os profissionais de saúde não podem varrer, limpar, lavar ou estender roupas, cozinhar, lavar louças e outras tarefas de cuidado com a casa. 

Embora os cuidados com a limpeza e organização da casa não sejam atribuições dos profissionais de saúde, eles são orientados a manter o ambiente limpo e organizado, ou seja, tudo que o profissional sujar ou tirar do lugar será limpo ou devolvido ao lugar pelo próprio profissional.

No que diz respeito à alimentação do paciente, o profissional não pode cozinhar, mas deve servir, aquecer e ofertar as refeições, bem como estimular o consumo de alimentos saudáveis e a ingestão de água. O profissional será responsável por limpar as louças e objetos utilizados por ele e por seu paciente.

Caso haja alguma situação que impeça o profissional de comparecer ao atendimento de seu familiar, ele comunicará a empresa com o máximo de antecedência possível e nossa equipe de sobreaviso será acionada para dar cobertura imediata, de forma que seu familiar nunca fique desassistido. Em atendimentos 24 horas, o profissional presente no atendimento aguardará a chegada de outro profissional e jamais deixará o paciente sozinho. 

A Personale fica responsável pelo comunicação com o profissional e também com a família. Os profissionais são orientados a não fazer as comunicações diretamente às famílias.

Toda a gestão dos profissionais fica sob responsabilidade da empresa. Quando um profissional precisar folga para comparecer a alguma consulta médica ou exame, comunicará a empresa previamente e será providenciado outro profissional para a data. 

Não! Nenhum profissional poderá dormir no local do atendimento. Todos os profissionais ficam acordados para dar atenção total ao paciente. Não é recomendado ofertar cama ou colchão para os profissionais, apenas uma cadeira ou poltrona confortável para que possam passar a noite alertas.

É dever e responsabilidade da família fornecer os materiais e medicamentos para o cuidado com o paciente. A Personale não fornece luvas, medicações ou outros materiais e medicamentos necessários para o cuidado com a saúde dos pacientes.

Como forma de enfrentamento a COVID-19, estamos fornecendo máscaras e óculos de proteção à todos os profissionais para garantir o cuidado com a saúde de todos.

Caso não haja adaptação de um profissional no atendimento ou alguma situação pontual que inviabilize a continuidade do atendimento, a família deve entrar em contato com a Personale para relatar o ocorrido e solicitar a substituição do profissional. Nossa equipe de especialistas seleciona um novo profissional para substituir o profissional que não se adaptou.

Nossos planos de atendimento são totalmente personalizados, com dias e horários ajustados às necessidades e expectativas de cada paciente e família. O contrato não tem prazo mínimo estabelecido, mas há recomendação de 10 atendimentos para melhor cuidado. Além disso, a família pode alterar dias e horários sempre que necessário, bem como contratar atendimentos extraordinários quando necessário ou suspender algum atendimento já contratado, com a comunicação prévia de 72 horas.

Não é preciso dispor de nenhum valor para os profissionais no atendimento. O pagamento é feito quinzenalmente e sempre para a Personale, através de nossos meios de pagamento. Portanto, todos serviços prestados do dia 01 ao dia 15 serão pagos no primeiro dia útil subsequente, e os serviços prestados do dia 16 ao dia 30 ou 31 serão pagos no primeiro dia útil subsequente.

A fatura descritiva é enviada ao familiar responsável financeiro pelo contrato indicando serviços, valores e data de vencimento.

De acordo com o artigo 73 do Decreto 9580/2018 as despesas com serviços de enfermagem domiciliar não são dedutíveis na DIRPF (Declaração de Ajuste Anual).

Não! Os profissionais enviados para o atendimento não podem ser contratados pela família. A Personale é responsável por todo processo de recrutamento e seleção dos profissionais e, tendo em vista o alto custo destes processos, a família não poderá contratar nossos profissionais. Esta conduta cancela o contrato de prestação de serviços acarretando em multa financeira para a família.

Quando um paciente é hospitalizado, a família pode optar pela continuidade dos serviços durante a internação hospitalar para garantir atenção exclusiva ao paciente, ou suspender os serviços e sua cobrança.

É importante a família estar presente no máximo de tempo possível para oferecer atenção e carinho ao paciente. O vínculo afetivo familiar favorece o tratamento e proporciona sensação de acolhimento ao paciente, bem como encorajamento para realizar as atividades da vida diária. 

Embora nossos profissionais fiquem totalmente responsáveis pelo cuidado com a saúde do paciente, ter um familiar por perto e participando ativamente favorece o cuidado também.

Não há um horário de intervalo para que o profissional saia do atendimento para almoçar, ir ao banco, etc. Na verdade eles devem permanecer todo o turno de atendimento junto do paciente para garantir atenção total à saúde. No entanto, há momentos em que o profissional estará em repouso próximo ao paciente. 

O horário das refeições variam de acordo com a rotina de cada casa e cada família.

Os profissionais podem fazer qualquer tipo de compras e passeio junto com o paciente, como uma atividade terapêutica. Em hipótese algum o profissional poderá deixar o paciente desassistido durante o atendimento.

Não recomendamos a entrega de chaves aos profissionais. Embora todos sejam criteriosamente selecionados e de nossa mais alta confiança, a Personale não se responsabiliza pela entrega ou recolha para os profissionais. O ideal é que a família tenha alguém que fique responsável por abrir e fechar as portas da residência.

Nossos profissionais são orientados a sempre se apresentarem com documento de identificação com foto nos atendimentos. Além disso, eles levam seus uniforme e vestem ao chegar na casa, sem utilizar o uniforme no deslocamento.

A família não deve fazer nenhum tipo de combinação com os profissionais em atendimento. Qualquer solicitação deve ser feita diretamente à Personale e a empresa fará contato com os profissionais para fazer as combinações. Qualquer combinação feita diretamente entre a família e o profissional, sem conhecimento da empresa, inviabiliza nossos respaldo às partes.

Sim! Dispomos de profissionais para o acompanhamento em viagens, no entanto, a família deve solicitar à empresa com o máximo de antecedência para a Personale verificar a disponibilidade do profissional que já atende o paciente e, caso este profissional não tenha disponibilidade, selecionamos outro para a viagem.

No caso de viagens, a família deve fornecer ao profissional um local para higiene pessoal e descanso, alimentação e horário para repouso.

Vale lembrar que em caso de viagens será cobrado o valor por 24 horas de atendimento, pois o profissional estará sempre à disposição para o atendimento.

Não só pode, como deve! Os profissionais são orientados a permanecer junto do paciente durante todo o período do atendimento, inclusive em passeios, consultas médicas e exames. Caso a família prefira que o profissional não acompanhe o paciente em alguma atividade externa deverá comunicar à empresa.

O profissional de saúde fica responsável pelo cuidado com a integralidade da saúde do paciente. Portanto, não é permitido que profissionais dirijam para o paciente. Quando houver necessidade de alguma atividade externa, precisa de um familiar para dirigir, ou há possibilidade de utilizar táxi e aplicativos de transporte, como Uber, por exemplo.

A supervisão de enfermagem 24 horas com nossos enfermeiros especialistas inclui uma visita mensal para acompanhamento de cuidados e reavaliação clínica, atendimento 24 horas para dúvidas e intercorrências e orientações à equipe de cuidadores.

Demais visitas e procedimentos como curativos, repasse de sonda, medicação endovenosa e outros são cobrados à parte e incluídos diretamente na fatura de atendimentos.

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