Uma dúvida muito comum na hora de contratar um cuidador de idosos ou uma empresa de home care, é sobre a formação do profissional que vai cuidar de nossos entes queridos.
Antes de tudo, precisamos entender que o termo “cuidador” é utilizado para designar o papel de quem cuida, independente do tipo de formação profissional. Nesta perspectiva, familiares que cuidam de entes queridos, mesmo sem nenhuma formação na área, são considerados cuidadores.
Quando se trata de uma empresa, exigir uma formação mínima é uma obrigação legal e moral para garantir a qualidade dos cuidados com a saúde do idoso no atendimento domiciliar.
Mas afinal, na hora de contratar um profissional ou uma empresa para cuidar de quem você ama, qual a formação necessária? Listamos abaixo abaixo algumas dicas:
CUIDADOR DE IDOSOS
Atualmente não existe legislação sobre a formação para cuidadores de idosos no Brasil. Existem cursos presenciais e à distância, com estágio e sem e carga horária que pode variar de 30 a 300 horas de aula. De acordo com Lei nº 9.394/96, e Decreto nº 5.154/04, os curso de livre oferta “não possuem carga horária preestabelecida e podem apresentar características diversificadas em termos de preparação para o exercício profissional de algumas ocupações básicas do mundo do trabalho ou relacionadas ao exercício pessoal de atividades geradoras de trabalho e renda”.
Por este motivo é fácil encontrar cuidadores “formados” e com certificado, pois centenas de empresas e pessoas físicas realizam cursos de cuidadores de idosos conforme sua grade de conteúdo programado e sem efetiva legislação do Ministério da Educação.
Na hora de contratar um cuidador de idosos profissional por conta própria, verifique o certificado de formação, se o profissional realizou estágio, em que instituição e procure conhecer mais sobre o curso que ele realizou. Desta forma, você consegue identificar o nível de conhecimento adquirido durante sua formação.
Se você optar por contratar uma empresa de cuidadores, também conhecida como empresa de home care, investigue sobre a empresa, os critérios para processo seletivo e admissão de profissionais.
Na Personale Saúde realizamos um criterioso processo seletivo que envolve a análise de documentos, antecedentes criminais, entrevistas individuais e, para cuidadores de idosos, exigimos formação mínima de ensino médio e curso presencial com certificado. No entanto, grande parte de nossos profissionais cuidadores são estudantes do curso técnico de enfermagem e possuem conhecimentos mais aprofundados sobre o processo de envelhecimento, cuidados de saúde e manejo com idosos portadores de doenças crônicas.
TÉCNICO EM ENFERMAGEM
Diferentemente do curso de cuidador de idosos que não possui uma legislação ou regulamentação específica, o curso técnico de enfermagem é regido pelo Ministério de Educação e está enquadrado no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNTC). Atualmente a exigência para certificação é de 400 a 1.200 horas de componentes teóricos e há exigência de estágio supervisionado para prática profissional em diversas áreas.
O profissional técnico de enfermagem pode atuar em hospitais, clínicas, laboratórios, estabelecimentos de assistência médica, domicílios, serviços sociais e outras instituições de saúde públicas ou privadas.
Por uma formação mais qualificada, esses profissionais possuem conhecimentos teóricos e práticas mais completos e habilidades para cuidados de saúde mais complexos, como curativos, aplicação de medicações, controle de sinais vitais, cuidados com sondas de alimentação, aplicação de medicações, dentre outros.
O regimento do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), baseado na Lei Nº 7.498/86 e no Decreto Nº 94.406/87, que dispõem sobre o exercício da profissão, diz que: “As atividades do técnico envolvem orientação e acompanhamento do trabalho de enfermagem em grau auxiliar, e participação no planejamento da assistência de enfermagem. O auxiliar de enfermagem exerce funções como observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas; executar ações de tratamento simples; e prestar cuidados de higiene e conforto ao paciente, conforme é descrito na Lei.”
Embora o profissional técnico em enfermagem possua sua formação e registro no seu respectivo Conselho Regional de Enfermagem (COREN), quando atua no cuidado com idosos, crianças e enfermos no ambiente domiciliar ele é considerado um cuidador. Afinal, como vimos no começo deste texto, é denominado como cuidador todos que provêm cuidados, independente de sua formação.
Algumas pessoas consideram que referir-se ao técnico em enfermagem como cuidador desvaloriza a sua formação, mas na verdade é apenas um mito entre alguns profissionais. Afinal, atuando no ambiente domiciliar, consideramos que o técnico de enfermagem possui uma valorização profissional, pois conta com uma remuneração equivalente a de um hospital, porém cuidando apenas de um paciente.
ENFERMEIRO
O enfermeiro ou a enfermeira são profissionais de nível superior, com graduação em enfermagem. Também regulado pelo MEC, o curso possui 4.000 horas e é dividido em 10 semestres (5 anos) para a formação completa. Há exigência de cerca de 20% da carga horária para estágio supervisionado, em que o estudante passa por diversas áreas da saúde, como instituições hospitalares, unidades de saúde básica, clínicas de saúde mental, dentre outros.
Estes profissionais possuem conhecimentos mais complexos – quando comparados aos técnicos em enfermagem – para cuidados de saúde. Eles são responsáveis por:
- organizar e direcionar os serviços de cuidado;
- planejar, organizar, coordenar, executar e avaliar os serviços da assistência de cuidadores e técnicos em enfermagem;
- realizar consultas de Enfermagem;
- elaborar a prescrição da assistência de Enfermagem (orientação de cuidados);
- realizar cuidados de Enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos científicos adequados e capacidade de tomar decisões imediatas;
O enfermeiro também é responsável por orientar e supervisionar o trabalho dos cuidadores, auxiliares e técnicos em enfermagem para garantir a integralidade e segurança do paciente. Para os Serviços de Atendimento Domiciliar (SAD) realizados por empresas de home care, o enfermeiro deve realizar visitas mensais para acompanhar os cuidados, realizar reavaliação clínica e supervisionar a equipe de cuidados diretos (cuidadores e técnicos em enfermagem).
No entanto, embora o papel do enfermeiro esteja direcionado ao nível supervisão e orientação dos cuidados, existem diversos profissionais que atuam como cuidadores (termo utilizado para designar aquele que cuida) diretos no domicílio. No entanto, são casos mai raros, pois por seu grau de formação mais alto, sua remuneração também é maior que a de cuidadores e técnicos em enfermagem.
QUAL PROFISSIONAL CONTRATAR?
Para saber qual dos profissionais é o mais adequado para cuidar de seu familiar, é preciso primeiro identificar as necessidades de cuidado do idoso e a complexidade destes cuidados. A partir deste levantamento você pode definir qual a formação necessária do profissional para garantir a integralidade dos cuidados, sem colocar a vida do idoso em risco.
A melhor forma de definir o perfil de profissional é através da avaliação de um enfermeiro para que, através da consulta de enfermagem, planeje, organize e relacione os cuidados, apontando o perfil de profissional mais adequado.
Se você optar em realizar a contratação por conta própria, pode buscar enfermeiros de sua confiança ou consultórios de enfermagem para a avaliação inicial.
No entanto, se você quer garantir o melhor cuidado, sem burocracia e estresse, procure uma empresa de home care especializada na gestão de cuidados de saúde em casa e na gestão de cuidadores e técnicos em enfermagem. As empresas de home care em Porto Alegre, e em todo Brasil, realizam avaliações com seus enfermeiros para definir o melhor formato de atendimento ao seu familiar.
ATENÇÃO!
Na hora de contratar uma empresa, é MUITO IMPORTANTE ficar atento ao profissional que realiza a avaliação com o idoso e elabora o plano de cuidados. Na tentativa de reduzir os custos operacionais, ignorando a legislação e o cuidado com a saúde de quem você ama, muitas empresas oferecem técnicos em enfermagem para as avaliações.
Por isso exija a carteira do Conselho de Enfermagem do profissional que se apresenta para realizar a avaliação. A carteira de cor azul é para identificar técnicos em enfermagem e a carteira na cor verde é para identificar enfermeiros. FIQUE ATENTO!
MELHOR ESCOLHA NA HORA DE CONTRATAR CUIDADORES DE IDOSOS EM PORTO ALEGRE
Com mais de 25 anos de experiência no atendimento de home care em Porto Alegre, com cuidadores de idosos e técnicos em enfermagem, a Personale Saúde possui o compromisso com a melhor experiência de cuidado para as famílias, garantindo qualidade de vida e bem estar ao idoso.
Para o sucesso dos cuidados, realizamos uma Avaliação Multidimensional com nossas Enfermeiras Especialistas em Atendimento Domiciliar. Nesta visita, é possível identificar todas as necessidades de cuidado do idoso e as expectativas da família quanto ao perfil de profissional para os cuidados. Com sua visão 360 do cuidado, nossas enfermeiras avaliam o ambiente e as rotinas para sugerir adaptações que visam prevenir acidentes domésticos.
Nossa equipe organiza a prescrição de enfermagem, o plano de cuidados e participa do processo seletivo de técnicos em enfermagem e cuidadores, orientando e oferecendo suporte 24 horas.
Após o início do atendimento, as enfermeiras realizam supervisão remota diariamente e garantem visitas mensais para acompanhar os cuidados e executar uma reavaliação clínica.
Todos estes processos de assistência e gestão de saúde com nossa equipe Assistencial ainda é acompanhado da nossa equipe Administrativa, responsável pela contratação e gestão da equipe de cuidadores e técnicos em enfermagem. Garantindo escalas de trabalho e folga sem rotatividade, além de cobertura em caso de faltas ou atestados para que sua família nunca fique desassistida.
TRANQUILIDADE, SEGURANÇA E COMODIDADE PARA SUA FAMÍLIA
Se você tem um familiar idoso que precisa de cuidados, ou está enfrentando dificuldades em gerenciar seus cuidadores, conte com nossa estrutura e experiência para oferecer o melhor cuidado para quem você ama.
Aqui na Personale Saúde você pode definir os dias e horários do atendimento, sem fidelidade e sem carência. Oferecemos flexibilidade para solicitação de mais dias e horários, ou ainda a suspensão de algum atendimento já agendado para que não haja cobranças.
Pague somente pelos atendimentos que utilizar e tenha proteção no valor para dias de semana, sábados, domingos e feriados.
Fale com a gente e garanta a melhor experiência em gestão de cuidadores para atendimento de Home Care em Porto Alegre e Região metropolitana!