• 29 de dezembro de 2021
  • joseguterres
  • 0

Porto Alegre é uma cidade com uma grande população idosa e, consequentemente, existem muitas empresas de home care que oferecem o serviço de cuidador de idosos e enfermagem domiciliar. Quem tem um familiar idoso em casa que necessita de cuidados e atenção especiais, mas não tem tempo para cuidar, precisa buscar estas empresas no Google ou pedir indicações para amigos e colegas.

Mas com tantas empresas disponíveis, como saber qual é a melhor empresa de home care em Porto Alegre e região metropolitana? 

Confira abaixo os aspectos mais importantes de analisar, além de preço, na hora de escolher a melhor empresa para cuidar de quem você ama!

PREÇO

Com certeza o valor de um serviço é um dos primeiros e mais importantes pontos a serem analisados, afinal, ele precisa estar de acordo com a realidade financeira de cada família e seus limites de investimento. Mas é preciso entender que saúde não tem apenas um preço, e sim um valor que garante o melhor atendimento.

Portanto, o valor final dos serviços de uma empresa contempla uma estrutura administrativa, documentação legal, remuneração aos profissionais, processo de contratação, gestão e supervisão da equipe para oferecer tranquilidade e segurança à família.

Logo, ao identificar uma empresa com valor abaixo da média, desconfie sobre a qualidade de seus serviços, a qualificação de seus profissionais, a assistência e benefícios oferecidos. Para serviços de saúde, vale aquele ditado de que “o barato sai caro” e, neste caso, estamos falando da saúde e da vida de seus pais, avós e demais entes queridos.


REMUNERAÇÃO PROFISSIONAL

O valor cobrado pelo serviço da empresa diz muito sobre a remuneração que seus profissionais recebem e nem sempre o valor mais alto garante a melhor remuneração, mas com certeza valores muito baixos são reflexos de baixa remuneração, possíveis irregularidades e falta estrutura.

As empresas de home care em Porto Alegre possuem uma grande variação no que diz respeito à remuneração de sua equipe e, por este motivo, é muito importante que você procure na internet, converse com amigos e profissionais da área para ter conhecimento sobre quais empresas oferecem boa remuneração.

Aqui na Personale Saúde oferecemos uma remuneração profissional acima da média para nossa equipe, um de nossos pilares que garante a excelência na qualidade de nossos serviços há 25 anos. Muito além da remuneração, nossa equipe administrativa conhece todos os profissionais  – que passam por um criterioso processo seletivo -, estabelecendo uma relação de confiança, respeito, atenção e reciprocidade entre a equipe.

Veja o que dizem nossos profissionais clicando aqui.


DOCUMENTAÇÃO

De acordo com o Sebrae, a informalidade bate recordes no país e cerca de 70% das empresas não possuem CNPJ. No segmento de Home Care em Porto Alegre, cerca de 85% das empresas NÃO possuem toda a documentação legal para atuar no cuidado domiciliar.

Por este motivo, ao contatar uma empresa de Home Care em Porto Alegre, questione sobre sua documentação e regularidade. São documentos necessários:

• Contrato Social e CNPJ – é como uma certidão de nascimento com informações da empresa. Sem este documento básico a empresa atua com informalidade e não possui credibilidade.

Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) – sistema de informação oficial de cadastramento de informações de todos os estabelecimentos de saúde no país.

• Certificado de Registro de Empresa junto ao Conselho Regional de Enfermagem (COREN-RS) – para atender às normas emanadas dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem, seguindo a Resolução COFEN 255/2001.

• Alvará Sanitário e de Funcionamento – permite o funcionamento de estabelecimentos, constatada sua conformidade com requisitos legais e regulamentares.

Responsável Técnico e Certidão de Regularidade Técnica do Conselho de Classe – deve obrigatoriamente ser requerida pelo profissional Enfermeiro, nunca por técnicos de enfermagem.

Programa de Treinamento e Capacitação de Profissionais – exigido pela coordenadoria geral de vigilância em saúde para garantir o suporte técnico e a capacitação da equipe profissional com conhecimento teórico-científico.

• Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – conjunto de procedimentos de gestão, com bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.

Manual de Boas Práticas e Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s) – documento onde estão descritas as atividades e procedimentos que as empresas exercem, com descrição sequencial das operações.

Além disso, um site é indispensável no dias de hoje! Todas as empresas sérias e legais possuem um site para se comunicar com seu público. Fique ligado e desconfie caso alguma empresa não tenha esses documentos disponíveis ou mesmo um site.


ESTRUTURA ADMINISTRATIVA

Uma empresa de Home Care deve possuir uma estrutura administrativa condizente com sua atividade de gestão de serviços de saúde. Portanto, é necessário uma sede física, setores e processos bem definidos e uma equipe qualificada para garantir de forma correta e segura todo o processo de contratação, gestão e supervisão de cuidados, bem como o tratamento de seus dados sensíveis e de sua família.

Assim como a regularidade da empresa, a estrutura administrativa adequada também impacta no valor final e na qualidade do serviço. Por isso, você vai encontrar empresas com valores muito baixos, pois não possuem sede física ou equipe administrativa para atuação em todo o processo de gestão do cuidado de seu familiar.

Na Personale Saúde contamos com duas sedes: uma administrativa e outra comercial, localizadas em pontos estratégicos da cidade, além de uma equipe administrativa com mais de 15 profissionais altamente capacitados para garantir todas as rotinas e oferecer o melhor atendimento, 24 horas por dia nos 7 dias da semana.


ESTRUTURA ASSISTENCIAL

Uma empresa de Home Care atua na área da saúde e deve, obrigatoriamente, ter profissionais de saúde habilitados para desempenhar as funções assistenciais de cuidado com os pacientes. Além disso, a responsabilidade técnica e supervisão de um enfermeiro é obrigatória. 

Legalmente, todas empresas devem realizar uma avaliação multidimensional com enfermeiro especialista para conhecer o paciente e o ambiente, além de elaborar o plano de cuidados antes de iniciar o acompanhamento. É neste momento que você deve exigir a documentação do profissional avaliador, pois há casos em que estas avaliações são realizadas por técnicos de enfermagem, ao invés de enfermeiros. Para reconhecer a irregularidade é muito simples: a carteira profissional de enfermeiros é impressa na cor verde, enquanto a de técnicos em enfermagem é impressa na cor azul.

Conheça abaixo as categorias de profissionais de uma empresa de home care em Porto Alegre e suas funções:

• Enfermeiro – profissional de nível superior habilitado para fazer avaliação multidimensional com paciente e ambiente, elaborar plano de cuidados, supervisionar e orientar a equipe de cuidadores e técnicos de enfermagem; e realizar procedimentos como tratamento de feridas, antibioticoterapia, passagem de sondas e outros procedimentos especializados.

• Técnico de Enfermagem – cuidados diários para pacientes crônicos, complexos e pós-operatórios; rotinas de cuidados de higiene, administração e controle de medicações, alimentação oral e por sondas, aplicação de insulina, verificação de sinais vitais, suporte social e emocional bem como auxílio nas atividades da vida diária (AVD’s) que promovem qualidade de vida e bem estar ao paciente, minimizando os risco de quedas e acidentes domésticos.

• Cuidador – Acompanhamento para adultos e idosos com situações de dependência funcional permanente ou temporária; rotinas de cuidados de higiene, lembrete e medicação, alimentação oral, atividades terapêuticas, suporte social e emocional, acompanhamento em passeios, consultas, exames, viagens e auxílio nas AVD’s.

Na Personale Saúde nossa equipe assistencial conta com cinco enfermeiros 24 horas por dia nos sete dias da semana para oferecer suporte, orientação e supervisão à família e equipe de cuidados na casa.

Além destes profissionais que são fundamentais, as empresas mais qualificadas como a Personale Saúde, contam com fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, dentistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais multidisciplinares altamente capacitados para garantir a integralidade dos cuidados no conforto de casa.

E para garantir a qualidade de nossos serviços oferecemos mensal ou bimestralmente, cursos de capacitação gratuitos para nossa equipe, de forma que tenham uma formação continuada e atualização sobre temas pertinentes ao cuidado em home care.


DIFERENCIAIS E BENEFÍCIOS

Na hora de escolher uma empresa de home care em Porto Alegre, é preciso ir além do preço e analisar os diferenciais e benefícios oferecidos para entender se atendem às suas necessidades. Afinal, quem optou em contratar uma empresa ao invés de profissionais autônomos é porque busca por um cuidado mais especializado e uma estrutura de gestão que lhe garanta o melhor cuidado ao paciente, além de tranquilidade e segurança para a família.

Listamos abaixo alguns aspectos importantes para você questionar ao fazer contato com alguma empresa de home em Porto Alegre:

• atendimento 24 horas – com equipes da área de gestão ou da área assistencial (enfermeiros), afinal, nunca se sabe quando o será necessário um suporte da empresa em função de alguma intercorrência. Fique atento à estrutura administrativa e assistencial, se não bem estruturada, dificilmente a empresa conseguirá oferecer o atendimento 24h.

garantia de atendimento – se um cuidador tiver uma falta ou mal-estar durante o atendimento, por exemplo, a empresa precisa lhe garantir a cobertura imediata com outro profissional para que seu familiar não fique desassistido. Portanto, garanta que há equipe de sobreaviso caso necessite.

• contrato flexível – lembre-se que você precisa ter a liberdade de definir sua necessidade, alterar a contratação ou cancelar quando quiser. Algumas empresas exigem um período mínimo de contratação ou aviso prévio para cancelamento, mas esta prática não é legal e pode te deixar preso à um contrato. Portanto, não aceite contratos com período mínimo de vigência ou aviso prévio!

• atendimento personalizado – uma empresa não pode enviar um profissional para cuidar de seu familiar sem antes conhecer o histórico de saúde, medicamentos, rotinas e necessidades de cuidados. Afinal, cada paciente e família têm necessidades e expectativas diferentes que precisam ser levadas em consideração na hora de selecionar a equipe. Por isso, a avaliação com enfermeiros especialistas é indispensável e, caso não ocorra, você deverá enfrentar problemas com a rotatividade de profissionais.

• profissionais capacitados – após a avaliação de um enfermeiro especialista a empresa de home care saberá quais habilidades e competências necessárias o profissional precisa para garantir os cuidados, bem como o perfil que será mais facilmente aceito pelo paciente. Para isso, é indispensável a avaliação e um criterioso processo seletivo. Não aceite cuidadores ou técnicos de enfermagem que não que não conhecem as necessidades de seu familiar, pois coloca em risco a vida de quem você ama.

Outras particularidades de sua família ou de cuidado com seu familiar devem ser considerados na hora de contratar uma empresa de cuidadores ou uma empresa de enfermagem domiciliar em Porto Alegre.

Na Personale Saúde, nossos planos de atendimento são totalmente personalizados, podendo ajustar dias e horários conforme as necessidades e expectativas da família. Além disso, o contrato não possui prazo determinado, bem como não há fidelidade ou carência. Desta forma a família tem total liberdade de alterar a contratação, contratar mais atendimentos, suspender ou cancelar quando necessário. 

E, antes de iniciar qualquer atendimento, nossos enfermeiros especialistas realizam uma avaliação multidimensional para elaborar um plano de cuidados personalizados, levando em consideração todas as necessidades de cuidados e as expectativas da família e do paciente.


SEGURANÇA DE DADOS E INFORMAÇÕES

Sabia que seus dados de saúde, como diagnósticos médicos, têm mais valor para hackers e pessoas mal intencionadas do que as informações de seu cartão de crédito? Isso porque um cartão de crédito expira ou é cancelado, mas dados médicos e de saúde são eternos.

Por isso é importante investigar se a empresa que vai cuidar de seu familiar e ter acesso aos dados sensíveis de saúde tem uma política de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e um sistema de gestão que atenda as exigências legais para o tratamento de dados, sem comprometer a sua privacidade e segurança.

Nós da Personale Saúde prezamos pelo sigilo e a segurança de todos os dados de saúde de nossos pacientes. Para isso, possuímos uma forte política de segurança de dados, com um investimento que ultrapassa R$ 50 mil por ano em software com arquitetura genuína de controle para logs de acesso, armazenamento de informações e criptografia de dados. Sabemos da importância de preservar as informações pessoais de nossos pacientes e profissionais e estamos rigorosamente adequados à nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e à Lei do Prontuário Eletrônico.

Agora que você já sabe o que analisar e como escolher a melhor empresa de home care em Porto Alegre, fale com nossos especialistas e saiba como a Personale Saúde oferece a melhor experiência em gestão de cuidado domiciliar há 25 anos para mais de 2.000 famílias. Nossa experiência e solidez garantem o melhor cuidado para o paciente no conforto de casa, com profissionais qualificados, além de toda a tranquilidade e segurança para a família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Quero Contratar