o-que-fazer-quando-o-idoso-nao-aceita-cuidados-porto-alegre-home-care-cuidador-de-idosos
  • 9 de dezembro de 2021
  • joseguterres
  • 0

Com o passar dos anos, companheiros e familiares passam a apresentar dificuldades nas atividades do dia a dia, devido à velhice. Esse acaba sendo um momento bastante delicado, afinal, a ajuda necessária pode ser envolver doenças crônicas, surgimento de determinadas demências ou simplesmente acompanhamento rotineiro por questões de saúde fragilizadas

No entanto, também é bastante comum o idoso apresentar um comportamento agressivo e resistente aos cuidados. O fato de ter alguém sempre por perto, para auxiliar e supervisionar todas suas atividades, faz com que o idoso sinta drasticamente a perda de sua privacidade e independência – vendo um “estranho” ocupando seu espaço.

Para situações como essa, cabe à família conversar e criar estratégias para que o cuidador seja inserido no dia a dia do idoso, mas de forma cautelosa e não imediata, trabalhando aos poucos sua aceitação dentro da casa. 

Nesses casos, o que fazer quando o idoso não aceita os cuidados?

Por onde começar

Nessas situações, o primeiro passo é promover uma conversa aberta, sempre com clareza e paciência, expondo as dificuldades e os motivos que levaram à contratação de um cuidador. Pois embora os motivos possam ser variados, geralmente são reflexos de algum quadro de demência, confusão mental, alterações de personalidade ou problemas na memória. 

O idoso pode, ainda, ser resistente aos cuidados por problemas auditivos, pelo quadro depressivo, por efeito colateral de medicações, necessidade de atenção, medo, cansaço, insônia, dependência, e assim por diante. 

Por isso, entender o que causa a teimosia é importante para apresentar argumentos consistentes e conseguir, ao máximo, lidar com a situação de forma saudável. Sem perder a firmeza e sem ceder, buscando conscientizar sobre o trabalho do cuidador de idosos como a solução adequada e necessária. 

No mais, em todas as etapas desse processo, deve-se ter empatia com o idoso. Lembre que, ao lidar e cuidar de idosos, não é possível deixar o carinho de lado. Escutar o que o idoso tem a dizer pode diminuir sua resistência e facilitar a chegada do cuidador.


O cuidador de idosos com experiência na patologia do idoso

Mesmo considerando as dificuldades enfrentadas na possível resistência, a família inevitavelmente precisa contratar um cuidador – levando em conta que nem sempre terá disponibilidade para cobrir todas as demandas que circundam a vida do idoso.  

O cuidador de idosos é um profissional preparado para lidar com essa resistência e todas as necessidades do paciente. Além disso, são profissionais qualificados e experientes, capacitados para lidar com diferentes patologias decorrentes da velhice. 

E para passar por esse processo de forma mais tranquila, é essencial que a família entenda os motivos e a importância dos cuidados diários prestados por cuidadores profissionais. 


A aproximação do cuidador com o idoso

Ao contratar um cuidador de idosos, é preciso ter em mente que o profissional prestará auxílio parcial (ou total) em todas as questões decorrentes do paciente – se tornando uma peça fundamental até para sua segurança.

Nesse sentido, para aqueles pacientes que não aceitam a presença do cuidador, o ideal é que o período de apresentação e adaptação ocorra já dentro da casa. Ou seja, é interessante ter um breve tempo de convivência para que as duas partes se apresentem sem o compromisso de já assumir os cuidados. 

Nessa etapa, o cuidador irá conhecer a rotina do idoso e criar familiaridade com ele e com a estrutura da residência. Aos poucos, o profissional vai assumindo seu papel de acompanhar o idoso em todas suas necessidades.


O acompanhamento psicológico do idoso e da família

Muitos problemas do cotidiano podem influenciar diretamente a necessidade do acompanhamento psicológico. Com idosos, é comum encontrar quadros de ansiedade, depressão, luto, alcoolismo ou outros problemas relacionados a perdas cognitivas e surgimento de doenças mais graves. 

Independentemente do motivo, o principal é compreender que a pessoa necessita da ajuda de um profissional. A partir daí, é possível reduzir e prevenir problemas psicológicos e mudanças de comportamentos mais graves – afinal, ter uma vida digna e saudável é merecimento de todos.

A Psicologia, dentro dos seus vários olhares, atua dentro deste contexto em dois parâmetros de atendimento: ao paciente e ao núcleo familiar.

Com o paciente, o psicólogo ajudará a atribuir significados para este momento de sua vida. Trabalhará com seus medos e outros sentimentos que surgirão ao longo do tempo e ajudará a re-significar as histórias do paciente, realizando uma espécie de manutenção de sua identidade. 

E no caso daqueles que têm resistência ou dificuldade em aceitar determinada dependência, a psicoterapia é uma aliada fundamental para conscientizar o idoso sobre sua situação e os benefícios do acompanhamento do cuidador. 

Já com os familiares e cuidadores, deve-se trabalhar para tornar a psicoterapia em um momento para conversas, troca de experiências, divisão de angústias, medos e receios como também da realização de orientações acerca do dia-a-dia do idoso, o que fazer, como fazer… o profissional dará dicas de tarefas diárias que possam facilitar o manejo desse paciente.


A importância de uma gestão com experiência

Considerando, então, as inúmeras dificuldades que o idoso e a família enfrentam com o processo de envelhecimento e dependência, compartilhar a sobrecarga com alguém especializado no cuidado e acompanhamento pode ser extremamente benéfico para a relação e a saúde do núcleo familiar como um todo. 

Mas no processo de contratação do cuidador, precisamos destacar a importância de uma gestão com experiência – preparada para observar e agir de acordo com as circunstâncias que o paciente e seus familiares se encontram. Pois, inevitavelmente, a família coloca um desconhecido dentro de sua casa para acompanhar um ente querido em todas as atividades do dia a dia. E para tal, é fundamental haver confiança não apenas por parte do idoso, mas principalmente por parte da família. 

Nesse cenário, o cuidador de idosos, quando supervisionado por uma gestão profissional e especializada, promove um atendimento de maior qualidade e abrangência – se tornando, como dito anteriormente, uma peça fundamental até mesmo para a segurança do idoso, além de um grande aliado no enfrentamento das mudanças de comportamento e teimosias por parte do paciente.


O acolhimento da empresa de home care com a família

Junto a isso, a família precisa buscar pelo acolhimento de uma empresa de home care, para garantir um atendimento especializado em fornecer o acompanhamento na residência do idoso

Atualmente, podemos contar com modelos de home care que fornecem, além dos cuidados, atendimento de profissionais da enfermagem, psicologia, fisioterapia e muito mais. Tudo isso em casa, no conforto do lar e ao lado de familiares e entes queridos. 

Empresas de Home Care especializadas

A Personale Saúde, ao longo de nossos 25 anos de experiência, conseguimos acompanhar de perto as dificuldades enfrentadas pelos familiares que cuidam do paciente. Hoje, afirmamos com tranquilidade que a Personale Saúde é a melhor alternativa para aqueles que precisam cuidar de sua família.

A nossa equipe multidisciplinar de saúde, através de uma abordagem profissional e qualificada, abrange as necessidades decorrentes da velhice e acompanha o dia a dia da família – proporcionando uma rotina de cuidados que auxilia o núcleo familiar a lidarem com a situação, e suas diversas fases, de forma mais amena.

Além dos cuidadores, nossa equipe multidisciplinar conta com fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, dentistas e outros especialistas, para garantir o melhor cuidado com o doente no conforto de casa, próximo da família.

Na Personale, são mais de 2.000 pacientes atendidos e cerca de 6.000 profissionais envolvidos no cudiado. Nossa atuação tem foco no cuidado humanizado, estimulando a autonomia dos pacientes com respeito às suas necessidades e capacidades, além de garantir toda a tranquilidade e segurança para a família!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Quero Contratar