• 15 de outubro de 2021
  • joseguterres
  • 0

Nos últimos anos, observamos um aumento no número de idosos e de pessoas com doenças crônicas, pois houve avanços na medicina e tratamentos de saúde, bem como melhora na qualidade de vida da população mundial. No entanto, este público necessita de atenção especial e cuidados específicos.

Neste cenário, o home care é uma modalidade de atendimento que cresce a cada dia para garantir o cuidado com a saúde da população e evitar a superlotação dos hospitais. Afinal, este serviço garante a continuidade dos cuidados no conforto de casa.

Mas afinal, o que é e como funciona o atendimento de home care na prática? Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre atendimento de home care.

O QUE É HOME CARE

O termo home care, traduzido para português significa “cuidado em casa”, mas também é conhecido como “assistência domiciliar” e pode incluir uma série de serviços relacionados à saúde fora do ambiente hospitalar.

Atualmente, os serviços de home care são baseados em consultas, exames e procedimentos por uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, dentistas, psicólogos, educador físico e outros profissionais de saúde e bem estar.

Cada paciente tem necessidades diferentes e demanda cuidados e serviços distintos, por isso é sempre recomendado uma avaliação com profissional especializado para identificar a necessidade do paciente, o ambiente do atendimento e elaborar um plano terapêutico.

Podemos dividir o serviço de home care, de forma mais ampla, em quatro modalidades:

  • internação domiciliar – estrutura de equipamentos de suporte à vida e monitoramento;
  • assistência domiciliar – cuidados com doenças crônicas, pós-operatórios e eventos como AVC’s; 
  • acompanhamento domiciliar – para pacientes que necessitam de companhia, suporte nas suas atividades de vida diária (AVD’s) e prevenção de acidentes domésticos; e
  • procedimentos domiciliares – atendimentos pontuais como curativos, tratamento de lesões, antibioticoterapia, sondagem vesical e outros que podem ser realizados em casa sem a necessidade de uma hospitalização.

Além disso, nos últimos anos o termo “cuidador” e “cuidador de idosos” ganharam muito destaque, pois refere-se ao profissional que cuida, independentemente de sua formação ou profissão. O cuidador, familiar ou profissional, é quem garante ao paciente os cuidados diários. 


SERVIÇOS DE HOME CARE

Como vimos anteriormente, existem várias modalidades de serviços e profissionais para atendimento de home care, que devem ser adequadas conforme a necessidade e também a expectativa de cada paciente e família.

Por isso, listamos abaixo as principais especialidades de home care e as atribuições de seus respectivos profissionais. Confira:

  • enfermagem domiciliar– profissional graduado, supervisor da equipe de técnicos de enfermagem e cuidadores para acompanhar os cuidados. Além disso, este profissional também possui habilitação para Avaliações e orientações de cuidados, supervisão e procedimentos, consultas, antibioticoterapia, tratamento de feridas, laserterapia, retirada de pontos, passagem de sondas e outros procedimentos especializados.
  • técnico de enfermagem domiciliar – profissional habilitado para cuidados diários para pacientes crônicos, complexos e pós-operatórios, banho, higiene e conforto, controle de medicações, administração de alimentação oral e por sondas, aplicação de insulinas, suporte social e emocional, controle de sinais vitais, acompanhamento para passeios, consultas médicas e exames e atividades terapêuticas. O técnico de enfermagem atua como um cuidador com conhecimentos e habilidades para cuidados complexos.
  • fisioterapia domiciliar – o profissional fisioterapeuta é habilitado para tratamentos de prevenção, fortalecimento ou reabilitação motora e respiratória, geriátrica, gerontológica, neurofuncional, traumato-ortopédico funcional, oncofuncional, cinesioterapia, eletroterapia e cuidados de reabilitação pós-covid. Profissionais que prestam serviço de home care possuem equipamentos adaptados para o atendimento domiciliar.
  • fonoaudiologia domiciliar – o profissional fonoaudiólogo é habilitado para trabalhar a prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento, como audiologia, linguagem, disfagia, motricidade orofacial, voz e tratamento neurofuncional. É sempre indicado para pacientes que possuem muitas tosses e engasgos, dificuldades na fala ou mesmo na escuta.
  • nutrição domiciliar – o nutricionista é um profissional habilitado para realizar diagnóstico nutricional, através da investigação do estado de saúde, hábitos alimentares e estilo de vida do paciente. Além disso, também orienta a família e equipe de cuidadores/enfermagem sobre os processos de volume, higienização e manipulação de dieta caseira e/ou industrializada, hidratação do paciente.
  • odontologia – o profissional dentista é habilitado para realizar consultas com avaliação, extrações, limpezas, curativos bucais, colocação e recolocação de próteses dentárias, restaurações e outros procedimentos que normalmente são feitos em consultório. Isso, pois o dentista que presta o atendimento domiciliar possui equipamento adaptado para oferecer segurança nos procedimentos de saúde odontológica para pacientes que não podem se deslocar ao consultório, ou possuem mobilidade reduzida. É indicado para todos os pacientes, principalmente diabéticos, pois a saúde bucal pode desencadear infecções em todo o corpo.
  • psicologia – o psicólogo que presta o atendimento de home care é habilitado para promover o suporte social e emocional ao paciente e seus familiares, através da escuta ativa, análise do ambiente em relação ao paciente, das relações e dinâmicas familiares e entre o paciente e cuidadores. É recomendado para pacientes que possuem dificuldade de locomoção a uma clínica ou consultório, mas também para aqueles que necessitam de terapia para enfrentar a aceitação de uma doença, fobias, depressão, ou ainda que desejam compreender melhor suas emoções, pensamentos e relações interpessoais.
  • terapia ocupacional – o profissional terapeuta ocupacional é habilitado para desenvolver a autonomia e independência do paciente, através da prevenção e tratamento de alterações cognitivas e/ou psicomotoras que podem ser desenvolvidas por doenças, distúrbios genéticos ou acidentes traumáticos, como o AVC, por exemplo. É recomendado para todos que necessitam de reabilitação de comprometimentos físicos, garantindo estímulos motores e cognitivos. Além disso, o terapeuta ocupacional pode indicar atividades terapêuticas para cuidadores e familiares realizarem com o paciente no dia a dia.
  • medicina – o atendimento médico domiciliar é realizado por profissionais de diversas especialidades para realização de consultas, diagnósticos, prescrições e outras atribuições médicas.

É importante destacar que na maioria dos casos, a uma equipe multidisciplinar oferece melhor qualidade de vida e assistência para o paciente. Afinal, cada profissional tem formações, conhecimentos e atribuições diferentes que se complementam no cuidado com a saúde.

Se um médico realizar uma consulta em casa e identificar que o paciente está com problemas de locomoção, por exemplo, vai recomendar o atendimento com fisioterapeuta ou educador físico para reabilitar e fortalecer os músculos.

É preciso sempre estar consciente de que não existe nenhum profissional que sozinho garanta os cuidados com a integralidade da saúde. Por isso, a equipe multidisciplinar é fundamental para a qualidade do atendimento e o sucesso do tratamento.


PRINCIPAIS CASOS E PATOLOGIAS ATENDIDAS NO HOME CARE

O atendimento de home care é para todos que necessitam de cuidados de saúde, mas não necessariamente da estrutura hospitalar. Como visto nas modalidades de atendimento, é possível garantir o home care para pacientes de baixa, média e alta complexidade de cuidados, desde bebês, crianças, adultos, gestantes e idosos.

Aqui na Personale Saúde, nossos atendimentos são voltados para adultos e idosos e os casos podem ser divididos em 3 grandes grupos, que são: doenças crônicas e degenerativas, eventos agudos e acompanhamentos. Entenda:

  • DOENÇAS CRÔNICAS E DOENÇAS DEGENERATIVAS

Também conhecidas como Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT’s), são muito comuns, principalmente em idosos, e a maioria das doenças crônicas não possui uma cura, mas um tratamento que necessita de acompanhamento frequente com profissionais especializados. Estas doenças são caracterizadas por um desenvolvimento lento e duração longa. Câncer, diabetes e doenças cardiovasculares são as principais DCNT’s que causam a morte no Brasil e no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O que poucas pessoas sabem é que, na maioria das doenças crônicas existem fatores de risco muito comuns, mas acima de tudo, evitáveis. Por isso o tema de hábitos de vida saudáveis é cada vez mais recorrente, pois através destes hábitos, como se alimentar bem, praticar exercícios regularmente, não fumar e não consumir álcool em excesso, dentre outros, é possível minimizar o desenvolvimento de uma DCNT.

As principais doenças crônicas atendidas no home care são:

  • câncer
  • diabetes
  • hipertensão
  • dislipidemia (colesterol alto)
  • doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
  • cardiopatias
  • obesidade
  • fibrose cística
  • asma

Estas doenças exigem uma atenção especial com o controle de sinais vitais e o correto uso de medicações que fazem parte do tratamento. Por este motivo é fundamental ter uma equipe de cuidadores ou técnicos de enfermagem que façam o acompanhamento diário ao paciente, garantindo os cuidados com as medicações, alimentação, higiene, além de oferecer suporte social, emocional e o acompanhamento em passeios, consultas médicas e exames.

Também classificadas como crônicas, essas doenças evoluem de forma progressiva e comprometem funções vitais do indivíduo através da degeneração de células, tecidos e órgãos. Atualmente não há cura para estas doenças e os tratamentos servem para aliviar os sintomas e oferecer melhor qualidade de vida aos doentes.

Em seu estágio inicial, os sintomas são leves e o paciente consegue manter certa autonomia. Mas com o passar do tempo é indispensável o acompanhamento diário de home care com cuidadores, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e outros profissionais para garantir os cuidados básicos do paciente, como alimentação, higiene e uso de medicações. Como a doença não tem cura e se agrava com o passar do tempo, nos seus estágios finais é indispensável uma equipe multidisciplinar para promover os cuidados paliativos.

As principais doenças degenerativas atendidas no home care são:

  • alzheimer
  • parkinson
  • osteoporose
  • esclerose múltipla
  • esclerose lateral amiotrófica (ELA)
  • EVENTOS AGUDOS

Diferente dos crônicos, pacientes que passam por eventos agudos são acometidos por incapacidades em diferentes graus e podem ficar totalmente dependentes a partir do evento. O fato é que um evento agudo exige atendimento médico imediato no menor tempo possível e estas situações causam superlotação de hospitais pelo Brasil inteiro.

Na maioria dos casos, um paciente crônico se torna agudo pela descontinuidade no cuidado e tratamento crônico, que acaba resultando em evento adverso e compromete a saúde do paciente. Após a estabilização da fase aguda, o paciente é considerado crônico até seu próximo evento agudo.

Os principais eventos agudos que causam incapacidades leves, moderadas ou graves em pacientes e que necessitam de atendimento de home care, são:

  • Acidente Vascular Cerebral (AVC)
  • Pós-cirúrgicos

O AVC costuma deixar sequelas físicas e neurológicas que demanda cuidados diários para suporte do paciente na realização das atividades de vida diária (AVD’s). Além disso, qualquer cirurgia demanda cuidados pós-cirúrgicos, mas fraturas de membros inferiores exigem atenção especial, principalmente em idosos, tornando indispensável o atendimento de home care com enfermeiros, técnicos de enfermagem, cuidadores, fisioterapeutas e todas equipe multidisciplinar de saúde, a fim de garantir a reabilitação completa e prevenir novos acidentes.

  • ACOMPANHAMENTOS

No home care, a modalidade de acompanhamento pode ser para um paciente crônico ou um idoso saudável que necessite de suporte para as AVD’s e prevenção de acidentes domésticos. Afinal, até a ocorrência de um evento agudo como queda, que ocasionou fratura, a maioria dos idosos eram totalmente independentes e não necessitavam de nenhum cuidado. Portanto, é fundamental que as famílias estejam atentas para qualquer sinal que o idoso apresente, pois de uma hora para outra o idoso de totalmente independente para totalmente dependente. 

Nesta perspectiva é que o papel do cuidador de idosos é fundamental para garantir a prevenção de acidentes domésticos. Além disso, os cuidadores garantem todo cuidado e auxílio nas rotinas do idoso, como higiene, alimentação, medicação, passeios, consultas médicas, exames e viagens. Além disso, o cuidador de idosos oferece suporte social e emocional, bem como a promoção de atividades terapêuticas que estimulam a cognição e a motricidade, garantindo maior qualidade de vida e bem estar ao idoso.

Na Personale Saúde você conta com profissionais altamente capacitados para atender as necessidades e expectativas de quem você ama com carinho, atenção e cuidado humanizado. Ao longo de nossos 25 anos de atuação, garantimos o melhor cuidado para mais de 2.000 famílias e somamos mais de 4 milhões de horas de atendimento domiciliar para mais de 60 doenças e casos distintos. 


BENEFÍCIOS DO ATENDIMENTO HOME CARE

O atendimento de home care oferece uma série de benefícios para todos o sistema de saúde, incluindo paciente e seus familiares, profissionais, hospitais e demais instituições. No entanto, não podemos confundir o papel do home care (atendimento multidisciplinar) com o do cuidador (atendimento para necessidades básicas).

O cuidador é uma especialidade do atendimento de home care, mas este profissional é responsável por auxiliar o paciente nas atividades da vida diária e oferecer companhia. As demais especialidades complementam o serviço de home care e garantem o cuidado com a integralidade da saúde do paciente.

Mas afinal, quais são os benefícios do home care? Confira abaixo:

BENEFÍCIOS DO ATENDIMENTO HOME CARE PARA O PACIENTE

O paciente está sempre no centro de qualquer tratamento de saúde, por isso sempre é preciso pensar inicialmente nos benefícios que serão oferecidos à ele. No atendimento de home care, destacamos:

  • cuidado humanizado – em casa, o paciente recebe atenção exclusiva, com respeito às sua rotinas e seus limites, no conforto de casa e sem a agitação do ambiente hospitalar;
  • atendimento personalizado – com flexibilidade nos dias e horários, o atendimento é realizado conforme a rotina do paciente e não do hospital ou clínica;
  • recuperação mais rápida – fora do ambiente hospitalar, e com atenção exclusiva, o paciente é encorajado a participar mais do tratamento e com baixo risco de infecção;
  • proximidade com a família – estar próximo de seus familiares encoraja o paciente a participar ativamente do tratamento e aceitar melhor os profissionais;
  • custo-benefício – sem a necessidade de deslocamentos para hospitais e clínicas, o paciente economiza tempo e dinheiro, sem perder qualidade na assistência.

BENEFÍCIOS DO ATENDIMENTO HOME CARE PARA OS FAMILIARES

Estar perto de quem você ama num momento complicado de saúde é fundamental para o bem estar familiar, mas sabemos como é desgastante ir ao hospital, consultório e centros clínicos várias vezes na semana. Por isso destacamos:

  • participação no tratamento – próximo do paciente e no ambiente domiciliar, a família pode estar presente nos atendimentos e interagir com a equipe multidisciplinar;
  • otimização de tempo – sem a necessidade de deslocamentos para hospitais e clínicas, os familiares do paciente economizam tempo com deslocamentos, pois recebem o atendimento em casa;
  • tranquilidade e segurança – com o home care a família toda se poupa do estresse do trânsito das cidades e a burocracia do ingresso nas instituições saúde;
  • gestão única de saúde – o serviço de home care prestado através de uma empresa bem estruturada, como a Personale Saúde, garante para a família a centralização da comunicação com especialistas e pagamento único de todos os serviços.

BENEFÍCIOS DO ATENDIMENTO HOME CARE PARA OS PROFISSIONAIS

Há uma desvalorização profissional em diversas áreas da saúde, principalmente para quem atua em instituições clínicas e/ou hospitalares. Há sobrecarga de trabalho e pouco reconhecimento. Numa empresa de home care bem estruturada e experiente, como a Personale Saúde, o profissional consegue ter autonomia e rendimentos acima da média do mercado, Além disso:

  • qualidade de vida – profissionais que prestam o atendimento domiciliar têm maior qualidade de vida, pois não sofrem a pressão do ambiente hospitalar tumultuado;
  • gestão de agenda – no home care, o profissional consegue gerenciar sua agenda e trabalhar conforme sua disponibilidade.
  • satisfação profissional – é muito gratificante para um profissional de saúde acompanhar de perto a recuperação e evolução de seu paciente.
  • melhor remuneração – no ambiente hospitalar ou em uma clínica, o profissional atende diversos pacientes e tem um salário, enquanto no home care, consegue atender um único paciente por vez e ganha a cada atendimento realizado.

BENEFÍCIOS DO ATENDIMENTO HOME CARE PARA OS HOSPITAIS

Embora o atendimento de home care seja prestado fora do ambiente hospitalar, ele ainda oferece benefício para estas instituições, pois:

  • evita superlotação – com a estabilização do paciente internado, é possível promover a desospitalização e promover a continuidade dos cuidados em casa.
  • liberação de leitos – é comum hospitais sofrem com a falta de leitos e não conseguir atender novos pacientes, mas o atendimento de home care viabiliza a redução do tempo de internação.
  • redução de custos – sem a superlotação, os profissionais do hospital não sofrem sobrecarga de trabalho e apresentam menos afastamentos e rotatividade.

BENEFÍCIOS DO ATENDIMENTO HOME CARE PARA O SISTEMA DE SAÚDE

Por último, mas não menos importante, o atendimento de home care garante a saúde do sistema de saúde, por todos os motivos listados acima: recuperação mais rápida do paciente, redução da superlotação de hospitais, liberação de leitos, valorização profissional e garantia de cuidado humanizado e qualidade de vida para todos os envolvidos na saúde populacional.


QUAL A DIFERENÇA ENTRE CUIDADOR E HOME CARE?

O atendimento de home care possui diversas especialidades e o profissional cuidador – ou cuidador de idosos – é uma delas. Por este motivo, é comum haver o entendimento errado de que o cuidador é o home care, ou vice-versa.

Como vimos anteriormente, o home care é um formato de atendimento de saúde fora do ambiente hospitalar, mais comumente em casa, e garante o cuidado total da saúde do paciente com uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas outros profissionais especializados, conforme a necessidade de cada paciente.

Afinal, o que é o cuidador ou cuidador de idosos então?

Na prática, o cuidador é a pessoa que acompanha o paciente no dia-a-dia, auxiliando nas rotinas de alimentação, higiene, medicação, entretenimento e lazer. O cuidador – ou cuidador de idosos – é quem garante o suporte social e emocional ao paciente, e sua figura pode ser representada por um profissional capacitado ou mesmo familiares e amigos.

ATRIBUIÇÕES DO CUIDADOR

As atribuições do profissional cuidador de idosos é um tema muito debatido e traz uma série de questionamentos em decorrência da falta de formalização da profissão. Como o cuidador de idosos ainda se enquadra na categoria de empregados domésticos, muitas pessoas que contratam cuidadores têm o entendimento de que estes profissionais devem cuidar do paciente e das rotinas domésticas.

No entanto, é fundamental ter em mente que o cuidador – ou cuidador de idosos – é um profissional de saúde que atua no ambiente doméstico. Portanto, suas atribuições devem ficar restritas ao cuidado com a saúde e o bem-estar social e emocional do paciente. Afinal, quando um cuidador está ocupado com tarefas domésticas, é inviável que ofereça, simultaneamente, atenção ao paciente e pode colocá-lo em risco.

Por estes motivos, ao se tornar ou ao contratar um cuidador de idosos, você precisa entender as atribuições deste profissional:

  • auxílio nas rotinas de higiene pessoal;
  • auxílio e estímulos para alimentação saudável;
  • auxílio e supervisão para o uso de medicações;
  • suporte psicológico, social e emocional;
  • promoção de atividades terapêuticas que favoreçam o corpo e a mente;
  • acompanhamento em passeios, consultas médicas e exames;

IMPORTÂNCIA DO CUIDADOR PROFISSIONAL

O papel do cuidador é estar comprometido com o cuidado e atenção à saúde dos idosos, participando de sua rotina para favorecer a independência do idoso. O cuidador não deve ser a pessoa que faz tudo para o idoso, mas a pessoa que, ao longo do dia, oferece suporte e encoraja-o a realizar suas tarefas na busca da preservação de sua autonomia.

Além de cuidados com a saúde corporal do idoso (higiene, alimentação e medicação), o cuidador deve oferecer suporte e atenção à saúde mental do idoso para garantir o bem estar social e a qualidade de vida, através da escuta, da conversa, do carinho, da companhia e, acima de tudo, do profissionalismo.

Agora que entendemos os conceitos do atendimento de home care e do cuidador, fica mais fácil buscar pelo serviço. Se você tem um familiar idoso ou com necessidade de cuidados vai encontrar diversas opções na hora de contratar os serviços e saberá o que e como buscar.


COMO CONTRATAR HOME CARE EM PORTO ALEGRE

Se você pesquisar pelo serviço de home care no Google, por exemplo, vai encontrar diversas opções para contratar os serviços. Atualmente existem empresas especializadas, como a Personale Saúde que atua há 25 anos no cuidado em casa, algumas empresas menos estruturadas, agências de home care, profissionais autônomos e convênios de saúde que oferecem o serviço. Mas qual a melhor opção na hora de contratar home care ou cuidadores em Porto Alegre? Conheça abaixo as opções:

  • EMPRESAS DE HOME CARE

Uma empresa de home care, como a Personale Saúde, é especializada na gestão da saúde domiciliar. Ou seja, possui equipe multidisciplinar de saúde e estrutura administrativa para garantir a gestão completa do atendimento.

A empresa contrata e gerencia os profissionais, seus pagamentos, encargos, escalas de trabalho, folgas, faltas e atestados. Desta forma, a família fica tranquila para focar no que realmente importa: a atenção e carinho ao paciente.

Contratar uma empresa é sem dúvidas a melhor opção para quem necessita de atendimento de home care e cuidadores. Mas é importante investigar a empresa e ter certeza de que esta possui toda estrutura e documentação legal para atuação. Atualmente, cerca de 80% das empresas de home care em Porto Alegre não possuem todos os registros para a atuação e, por este motivo, podem se apresentar com valores aparentemente atrativos.

Se você necessita de atendimento de home care em Porto Alegre ou região metropolitana, a Personale Saúde é sem dúvidas a melhor opção. Com 25 anos de experiência e mais de 2.000 famílias atendidas, a empresa é altamente capacitada para gerenciar o cuidado com uma equipe multidisciplinar.

  • AGÊNCIAS DE HOME CARE

Além das empresas e profissionais autônomos, existem também as agências de home care. Estas agências são diferentes das empresas, pois elas possuem profissionais cadastrados e fazem as indicações para a família escolher e contratar os profissionais. No entanto, ao optar por uma agência de home care, a família assume os trâmites e riscos da contratação (profissional sem perfil para as necessidades de seu familiar, folgas e faltas, ações trabalhistas, entre outros).

Ou seja, se você optar por uma agência, terá acesso ao contato de profissionais que prestam os serviços, agendará com eles e fará toda a gestão do cuidado e pagamento sozinho. Parece uma boa opção, pois tem um valor financeiro menor, mas vai demandar muito tempo e causar bastante estresse para a família que terá de gerenciar a equipe de cuidados, sua contratação e pagamentos.

Além disso, as agências não oferecem a responsabilidade técnica sobre o cuidado. Ou seja, não há profissionais enfermeiros para garantir a supervisão da equipe de cuidadores, bem como o acompanhamento dos cuidados.

  • PROFISSIONAIS AUTÔNOMOS PARA HOME CARE

Outra forma de contratação do home care muito comum são os profissionais autônomos. Você encontra muitos profissionais que trabalham nos hospitais oferecendo seus serviços de atendimento home care. São enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas e outras especialidades que atuam no ambiente hospitalar e também prestam o serviço de atendimento domiciliar. 

Geralmente quando a família opta por contratar profissionais autônomos, recebe indicações de colegas e amigos que tiveram experiências positivas com um determinado profissional.

No entanto, assim como na contratação de uma agência, a família ainda terá a responsabilidade de contratar e gerenciar os profissionais, seus dias e horários de trabalho, bem como seus pagamentos. Nestes casos também não há acompanhamento e supervisão com profissional enfermeiro especialistas.

Embora este formato de contratação seja muito comum entre as famílias que necessitam de cuidadores e home care, não é o mais recomendado, pois cada idoso tem necessidades de cuidado diferentes e aquele profissional indicado que obteve sucesso com o familiar de algum colega ou amigo, pode não ter o mesmo sucesso nos cuidados com o seu familiar que provavelmente terá necessidades e expectativas pessoais.

Outro ponto de atenção muito importante são os processos trabalhistas, muito comuns após o desligamento do profissional ou até mesmo o óbito do paciente.

  • PLANO DE SAÚDE E HOME CARE 

Embora o home care não esteja presente nas coberturas dos planos de saúde, é possível solicitar o atendimento de home care ao seu convênio. No entanto, não são todas as modalidades disponíveis. Atualmente, existem casos de requerimentos por via judicial em que famílias conseguiram atendimento de internação domiciliar (assistência e acompanhamento não são cobertos) através do plano de saúde, mas com justificativa médica.

O problema do atendimento de home care através do plano de saúde é que o convênio/ operadora sempre busca o menor custo, sem levar em consideração a qualidade do serviço que será oferecido para o paciente. Por isso é comum encontrar famílias altamente insatisfeitas com seus atendimentos. Afinal, quanto menos a operadora pagar a empresa contratada, menor será o valor da remuneração dos profissionais e, consequentemente, mais precária será a qualidade dos serviços de home care prestado.


QUANTO CUSTA O SERVIÇO DE HOME CARE?

Os serviços de atendimento de home care, com cuidadores, enfermeiros ou outros profissionais de saúde não possuem uma tabela de valor padronizada. Portanto, há uma grande variação entre os preços de cada empresa e profissional. Mas é muito importante lembrar que saúde não tem preço, não é mesmo?

Por este motivo, o mais importante é analisar o custo-benefício na hora da contratação. Afinal, qualquer serviço ou produto ofertado com valor abaixo de mercado deve levantar suspeitas. E com certeza você já ouviu falar que “o barato sai caro”!

É por isso que, ao longo de 25 anos de atuação, nós da Personale Saúde sabemos que para garantir o melhor cuidado aos pacientes, é necessário oferecer a melhor remuneração aos profissionais, mas também o melhor custo-benefício para as famílias.

Mas afinal, o que está incluso no valor do atendimento de home care da Personale Saúde?

  • equipe com formação e qualificação profissional;
  • transporte dos profissionais;
  • criterioso processo seletivo com análise de documentos e entrevistas individuais;
  • contratação dos profissionais;
  • gestão completa da equipe e seus pagamentos.
  • encargos dos profissionais;
  • equipe de enfermeiros especialistas para supervisão 24 horas;
  • visitas mensais para acompanhamento de cuidados e supervisão da equipe de cuidados;
  • garantia de atendimento com cobertura de possíveis folgas, faltas e atestados de profissionais;
  • atendimento 24 horas com gestores de atendimento;
  • substituição de profissional caso não haja adaptação ao atendimento;
  • atendimento humanizado e qualidade de vida para o paciente;
  • tranquilidade e segurança para toda a família;

Como visto acima, o atendimento de home care possui um valor que vai muito além do preço. Se você procura o menor preço, vai encontrar em empresas irregulares com equipe mal remunerada, sem assistência e profissionais sem qualificação. Por isso é fundamental saber escolher a melhor empresa para atender quem você ama.

E para não cair em golpes e nem colocar a vida de quem você ama em risco, separamos a listagem de documentos necessários para uma empresa estar regularizada e apta a oferecer os serviços de home care, confira aqui.


5 MOTIVOS PARA CONTRATAR UMA EMPRESA DE HOME CARE

Como vimos no texto, a contratação de cuidadores e de uma empresa de home care oferece muitos benefícios para a família, os profissionais, a população e principalmente para o paciente. Confira abaixo 5 motivos para contratar uma empresa de home care e cuidadores de idosos em Porto Alegre:

  1. cuidado humanizado – no atendimento de home care o paciente possui atendimento e atenção exclusiva dos profissionais de saúde, no conforto de casa e próximo de seus familiares. Além disso, há o reconhecimento a  respeito de suas necessidades e limitações, com tratamento adequado. Por fim, a rotina do paciente é preservada, diferentemente de um hospital ou residencial geriátrico, onde o paciente precisa se adaptar à rotina do ambiente.
  1. qualidade de vida para o paciente – para os idosos, a qualidade de vida está associada à vida ativa, com uma rotina repleta de atividades que estimulem seu corpo e sua mente, como alongamentos, exercícios, jogos, jardinagem, passeios, conversas, e outros. No entanto, como a família não consegue estar sempre presente, a equipe multidisciplinar de saúde atua no cuidado e também no estímulo e promoção destas atividades.
  1. proximidade com a família – uma internação hospitalar ou temporada em residencial geriátrico acaba por restringir a convivência familiar, afinal há dias e horários específicos para visitas, interações e outras atividades. Já no atendimento de home care, com o paciente em casa, a família pode estar mais próxima e tem ainda a liberdade de realizar visitas e passeios sempre que desejar. Além disso, a convivência familiar melhora a qualidade de vida e encoraja o paciente, principalmente os idosos, a se engajar no tratamento.
  1. tranquilidade e segurança para a família – uma empresa de home care séria e bem estruturada possui a gestão completa dos profissionais e oferece a garantia de atendimento, de forma que o paciente nunca fique desassistido. Para as famílias que possuem cuidadores e outros profissionais de saúde contratados de forma particular, sempre há a incerteza da presença do profissional ou mesmo do comparecimento ao atendimento nos dias e horários combinados. Você que tem seus cuidadores, já recebeu uma ligação ou mensagem de algum profissional informando que não poderia atender seu familiar? Se sim, sabe como é cansativo ter que gerenciar estas situações.
  1. redução de custos – Quando comparado à internação hospitalar, o atendimento de uma empresa de home care oferece redução de custos de mais de 40%. Segundo dados do Audita SUS, o valor médio de uma diária na área de clínica médica é de aproximadamente R$1.200,00; já a diária de um leito em UTI tem valor médio de R$1.600,00. Em comparação com cuidadores particulares, a empresa de home care oferece redução de mais de 10% dos custos, pois a família não precisará pagar os custos de um empregado (salário, transporte, vale refeição, INSS, 13º salário, férias e outros), bem como não terá custos com demissão, afastamentos e outros problemas que podem ocorrer.

5 MOTIVOS PARA CONTRATAR A PERSONALE SAÚDE

Contratar uma empresa de home care é sem dúvida a melhor opção para quem quer oferecer cuidados em casa para um familiar ou amigo. Mas a Personale Saúde é, sem dúvida, a melhor opção de empresa de home care em Porto Alegre e região metropolitana. Confira abaixo 5 motivos para contratar a Personale Saúde.

  1. 25 anos de experiência – ao longo de nossa história oferecemos a melhor experiência em atendimento domiciliar para mais de 2.000 famílias e contamos com mais de 6.000 profissionais envolvidos no cuidado. Todos estes anos de atuação fazem da Personale Saúde a melhor opção na hora de contratar uma empresa de home care e cuidador de idosos em Porto Alegre e região metropolitana.
  1. atendimento personalizado – sempre dizemos que liberdade não tem preço. Por isso oferecemos atendimento personalizado de acordo com as necessidades e expectativas de cada paciente e família. Você pode definir os dias e horários de atendimento, bem como alterar a contratação. Além disso, você só paga pelos atendimentos que forem realizados! 
  1. contrato flexível – nosso contrato de atendimento é totalmente ajustado para sua necessidade e não possui período mínimo para contratação, fidelidade nem carência. Você pode suspender ou cancelar os atendimentos quando desejar, sem cobranças extras. Na Personale Saúde você sempre tem liberdade e transparência!
  1. supervisão e atendimento 24 horas – dispomos de uma equipe de enfermeiros especialistas em atendimento domiciliar que fazem a supervisão remota 24 horas da equipe de cuidados e também garantem suporte e orientação à família. Além disso, nosso time de especialistas está sempre à disposição para auxiliar no que for necessário. Nossos gestores de atendimento conhecem todos pacientes e familiares, garantindo o atendimento individualizado. 
  1. garantia de atendimento – na Personale Saúde sua família nunca ficará desassistida. Garantimos todos os atendimentos e possuímos uma equipe de profissionais altamente qualificados que dão cobertura imediata em caso de folgas, faltas ou atestados. E o melhor de tudo é que você não precisa se preocupar com nada!, pois toda a gestão da equipe é de nossa responsabilidade e todos os profissionais são orientados e supervisionados por nossos enfermeiros.

Se você precisa de home care e cuidador de idosos em Porto Alegre, fale agora com um de nossos especialistas em atendimento domiciliar e conheça nossas soluções para oferecer o melhor cuidado para quem você ama e toda tranquilidade e segurança que você precisa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Quero Contratar