• 11 de agosto de 2021
  • joseguterres
  • 0

O número de idosos que moram sozinhos vem aumentando cada vez mais no país. De acordo com o IBGE, esta quantidade já representa 14% dentre as pessoas com mais de 60 anos. O risco de acidentes domésticos nesta faixa etária, porém, é grande e devem-se tomar alguns cuidados.


Quando sozinho, o idoso pode enfrentar alguns problemas, estejam eles relacionados aos riscos ambientais e as limitações físicas que ele possui ou a problemas de ordem social, pois muitas vezes, o idoso acaba se isolando dentro de sua própria casa.

Atenção para Idosos que moram sozinhos!

Outro problema decorrente desta situação são as quedas. Geralmente elas estão associadas à alteração de visão, desgaste das articulações, fraqueza muscular, uso de alguns medicamentos, sedentarismo, etc. Mas, o espaço físico onde reside o idoso também contribui consideravelmente para as quedas.

Os dados comprovam como a queda na terceira idade é algo grave. As quedas de própria altura são a principal causa de morte acidental em pessoas com idade acima de 65 anos. Além de fatais, esses acidentes podem também gerar outras consequências, como escoriações e lesões; fraturas no fêmur proximal (região do quadril); e fraturas nos membros superiores (ombro e punho).

Outros reflexos podem ser sentidos muito além das lesões geradas sobre o acidente em si. Isso porque a falta de mobilidade e a dependência, características de um período pós-queda, podem acarretar em acúmulo de secreções nos pulmões, pneumonia, distúrbios gastrointestinais, infecção do trato urinário, diminuição do fluxo sanguíneo, osteoporose, AVC e até demência.

A Importância do Cuidador de Idosos

Por isso é importante que você esteja atento não somente a condição de saúde de seu familiar idoso, mas também com os riscos que ele corre diariamente por morar sozinho ou com outro idoso, como quedas, por exemplo.Ter um cuidador de idosos ou uma equipe de cuidadores para garantir a saúde de seu familiar idoso é muito importante.

Para garantir o cuidado com a saúde de quem você ama, é fundamental ter cuidadores para oferecer qualidade de vida, bem estar e prevenir acidentes domésticos! Fale com um de nossos especialistas em atendimento domiciliar e saiba como a Personale garante a melhor experiência em cuidado domiciliar há 25 anos em Porto Alegre!

Atribuições do Cuidador de Idosos

As atribuições do profissional cuidador de idosos é um tema muito debatido e traz uma série de questionamentos em decorrência da falta de formalização da profissão. Como o cuidador de idosos ainda se enquadra na categoria de empregados domésticos, muitas pessoas que contratam cuidadores têm o entendimento de que estes profissionais devem cuidar, além do idoso, da casa também.

No entanto, é fundamental ter em mente que o cuidador de idosos é um profissional de saúde que atua no ambiente doméstico. Portanto, suas atribuições devem ficar restritas ao cuidado com a saúde e o bem-estar social e emocional do idoso. Afinal, quando um cuidador está ocupado com tarefas domésticas, é inviável que ofereça, simultaneamente, atenção ao idoso.

Por estes motivos, ao se tornar ou ao contratar um cuidador de idosos, você precisa entender as atribuições deste profissional. São elas:

  • auxílio nas rotinas de higiene pessoal;
  • auxílio e estímulos para alimentação saudável;
  • auxílio e supervisão para o uso de medicações;
  • suporte psicológico, social e emocional;
  • promoção de atividades terapêuticas que favoreçam o corpo e a mente;
  • acompanhamento em passeios, consultas médicas e exames;

Por isso é importante ter um cuidador de idosos ou uma equipe de cuidadores para garantir a saúde de seu familiar idoso. Para garantir o cuidado com a saúde de quem você ama, é fundamental ter cuidadores para oferecer qualidade de vida, bem estar e prevenir acidentes domésticos! Fale com um de nossos especialistas em atendimento domiciliar e saiba como a Personale garante a melhor experiência em cuidado domiciliar há 25 anos em Porto Alegre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Quero Contratar